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Tipo: Dissertação
Título: Memórias de mulheres dirigentas e relações de gênero no movimento estudantil da UFBA entre as décadas de 1970 e 2010
Autor(es): Ferraz, Yasmin Alves
Autor(es): Ferraz, Yasmin Alves
Abstract: Localizada em uma encruzilhada de campos de saber, esta dissertação pretendeu colaborar para a produção de conhecimento dos estudos sobre mulheres e feministas, dos estudos sobre a universidade e dos estudos de movimentos sociais, utilizando como lente o feminismo negro interseccional. A pesquisa teve por objetivo visibilizar histórias de oito mulheres dirigentas do movimento estudantil da Universidade Federal da Bahia, desde as décadas de 1970 até 2010, e analisar, por meio das memórias presentes nas suas narrativas, como se davam as relações de gênero nesse contexto, utilizando como aporte teórico-metodológico a História Oral. Os resultados apontam que o espaço político em questão foi fecundo para a criação de novos paradigmas e descobertas pessoais e coletivas, mas igualmente revelou-se como (re)produtor das violências e desigualdades de gênero que atravessam a sociedade. Assim, o processo para tornar-se dirigenta envolveu um movimento de assimilação da cultura política dominante, através do aprendizado das suas regras e códigos, e o seu rompimento para construir uma nova cultura política, regida por outros valores que possibilitem práticas distintas, capazes de criar espaços potentes e plurais. A análise dos relatos produzidos gerou uma memória coletiva sobre o que significa ser mulher dirigente do movimento estudantil da UFBA, evidenciando uma relação imbricada entre passado e presente.
Located at a crossroads of fields of knowledge, this dissertation aimed to contribute to the production of the fields of women’s and feminists’ studies, university’s studies and social movements’ studies, using intersectional black feminism as a lens. The research aimed to make visible stories of eight leaderships of the student movement of the Federal University of Bahia, from the 1970s to 2010s, and to analyze, through the memories present in their narratives, how the gender relations occurred in this context, using as theoretical-methodological contribution the Oral History. The results indicate that the political space in question was fruitful for the creation of new personal and collective paradigms and discoveries, but also revealed to be (re)producer of the violence and gender inequalities that cross society. Thus, the process of becoming a leader involved a movement of assimilation of the dominant political culture through the learning of its rules and codes, and its disruption to build a new political culture, governed by other values that enable distinct practices capable of create powerful and plural spaces. The analysis of the reports produced generated a collective memory about what it means to be a woman that leads the UFBA’s student movement, highlighting an intertwined relationship between past and present.
Palavras-chave: Gênero
Mulheres
Movimento estudantil
Memória
Feminismo Interseccional
CNPq: 7.00.00.00-0
País: Brasil
Sigla da Instituição: Dissertação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31494
Data do documento: 28-Fev-2020
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