Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBoccia, Leonardo Vincenzo-
dc.contributor.authorPereira, Márcio Ferreira Rodrigues-
dc.creatorPereira, Márcio Ferreira Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-02-11T12:45:52Z-
dc.date.available2020-02-11T12:45:52Z-
dc.date.issued2020-02-11-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31463-
dc.description.abstractDesde o advento da Revolução Francesa, o objetivo apregoado ao direito autoral: incentivo à criação e circulação de obras intelectuais, vem sendo repetido à exaustão. Assim, segundo esta visão, o direito de autor teria como um de seus escopos estimular o surgimento e a dispersão de obras intelectuais. Este estímulo se daria através de uma barganha entre os interesses público e privado. De um lado, o autor, durante um período determinado, gozaria da possibilidade de explorar economicamente seu trabalho artístico de forma exclusiva e, de outro, após este lapso de tempo, a coletividade poderia utilizar livremente a sua criação intelectual. Entretanto, diante da realidade atual, sobretudo da poderosa influência que as indústrias culturais exercem nesse campo, há motivos de sobra para duvidarmos que o objetivo acima assinalado esteja sendo cumprido, sustentando, inclusive, muitos o esgotamento desse ramo do direito. Por conta disso, alguns pesquisadores têm se esforçado em apresentar propostas alternativas ao sistema de direito de autor vigente. Examinar criticamente o desempenho do propósito anunciado ao direito autoral, bem como alguns caminhos alternativos ao sistema hodierno foi, em suma, a proposta deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractSince French Revolution, the aim of copyright: to encourage creation and circulation of artistic works, has been repeated exhaustively. According to this view, one of the goals of copyright law would be to stimulate the appearance and circulation of artistic works. This stimulation would happen through a bargain between public and private interests. On one side, the author, during a certain period, could explore economically his work in exclusive way and, on the other, after this term, the society could freely use the work. However, today, especially if we have in mind the powerful influence that cultural industries have in this field, there are several reasons to doubt that this purpose of copyright law has been accomplished. In fact, a lot of researches defend that copyright is finished. Because of that, some researchers have effort to present alternative models to the actual copyright system. The aim of this dissertation is to examine critically this intention of the law and also to analyze some of the alternatives that have been proposed to the copyright system.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectDireito autoralpt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectProdutos culturaispt_BR
dc.subjectIntellectual Propertypt_BR
dc.subjectCopyrightpt_BR
dc.subjectCultural industriespt_BR
dc.subjectCultural productspt_BR
dc.titleDireito de autor ou de empresário? uma análise sobre o desvirtuamento e sobre alternativas ao direito autoral contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pereira, Márcio Ferreira Rodrigues.pdf679,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.