Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilveira, Renato José Amorim da-
dc.contributor.authorSantos, Eunice Ribeiro dos-
dc.creatorSantos, Eunice Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2020-02-05T11:40:06Z-
dc.date.available2020-02-05T11:40:06Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31421-
dc.description.abstractEssa dissertação trata da análise de reportagens sobre culturas populares publicadas entre 1946 e 1951 na revista O Cruzeiro de propriedade de Assis Chateaubriand e produzidas pelo fotógrafo Pierre Verger, francês radicado no Brasil, e por jornalistas brasileiros, sendo o responsável pela maioria dos textos Odorico Tavares, chefe da Seção Nordeste dos Diários Associados. Essas reportagens tratam de diversos temas relacionados à vida do povo simples como culinária, estratégias econômicas de sobrevivência, festas de caráter religioso e profano, bem como a expressões artísticas. Fazem parte do corpus dessa pesquisa reportagens sobre as festas e o mundo da arte. Para tal empreitada foi realizada a análise de imagens e análise do discurso, além da observação da articulação entre texto e imagem. Foram feitas pesquisas de caráter secundário para compreender o contexto histórico de produção dessas reportagens, sobre a vida de Verger e dos jornalistas, assim como dos seus estilos. Através disso foi possível perceber uma diferenciação nas abordagens dos diversos jornalistas e fotógrafo quanto ao tema. Essas abordagens relacionavam-se com discursos que circulavam na sociedade da época, como o discurso evolucionista e o romântico. Também foi possível observar que alguns discursos continham em si os germes de discursos que se tornaram fortes em momentos posteriores, e que passaram a encarar as culturas populares sem hierarquizações As ideias de Michel Foucault favoreceram à compreensão de num mesmo texto poderia conter vários discursos, por vezes contraditórios, e que justamente por essa razão auxiliavam na compreensão das abordagens sobre culturas populares. A fotografia foi considerada aqui como uma construção, uma visão da realidade a partir de um ponto de vista. Essa condição favorecia à percepção das abordagens de Verger sobre o tema e de que como a imagem poderia apoiar, conciliar ou contrariar o texto.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation deals with the analysis on popular culture published by the magazine O Cruzeiro between 1946 and 1951 which Assis Chateaubriand was the owner and the photographer Pierre Verger, a Franch man who lived in Brazil was the producer, and by, and for Brazilian journalists, being the responsible person for th Brazilian journalists, however Odorico Tavares was responsible for most of the texts and he was the head of Northeastern Section of Diários Associados. These reports deal with various issues related to the life of commom people such as cooking, economic strategies of survival, religious and secular celebration, as well artistic expressions. Reports on the parties and the art world are parts of this research corpus. To do that so, the image and discourse were analyzed, in additon, the relationship between text and imagem was observed. The secondary researches were conducted to understand the historical context of production of these reposts on Verger's and journalists’ life, as well their style. Through of this could perceive the difference in the approaches of several journalists and photographers on the subject. These approaches were concerned with the discourses which were spread in that society, as the evolutionary and romantic discourses. It has also observed some statements contained within in the germs of speeches which have become intense in the future and now to face the popular cultures whithout. Michel Foucault’s ideas favored the understanding of a text that could contain several speeches, sometimes contradictories, and for that very reason, it helped to understand the popular culture approaches. The photograph was seen here as a construction, a vision of reality from view. This condition favored the perception of Verger approaches on the subject and that as the imagem could support, to reconcile or counteract the text.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectBrasil, Nordestept_BR
dc.subjectO Cruzeiro (Revista)pt_BR
dc.subjectRevistas brasileiraspt_BR
dc.subjectFotojornalismopt_BR
dc.subjectVerger, Pierre, 1902-1995pt_BR
dc.subjectTavares, Odorico, 1912-1980pt_BR
dc.titleA "traição" da tradição: Pierre Verger, Odorico Tavares e outros jornalistas em O Cruzeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Lícia Soares de-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.