Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Paulo Henrique de-
dc.contributor.authorSerfert, Tatiane Andrade-
dc.creatorSerfert, Tatiane Andrade-
dc.date.accessioned2020-02-04T15:25:07Z-
dc.date.available2020-02-04T15:25:07Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.date.submitted2009-12-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31415-
dc.description.abstractA questão dos bens e serviços culturais no comércio internacional começou nas negociações do GATT de 1947. Desde esta época, a França e seus aliados defendem que estes produtos têm natureza dual, econômica e cultural, e, por isso, devem ser tratados de forma distinta pelas regras neoliberais, através da liberdade dos Estados de aplicarem medidas necessárias para a sua proteção e promoção. Os Estados Unidos e seus seguidores acreditam que eles são produtos de entretenimento e devem ser tratados como mercadorias comuns, sujeitos as normas da OMC. Esta discussão gerou o conceito de exceção cultural que, atualmente, foi ampliado para o conceito de diversidade cultural, expresso na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO. Além dos Estados e Organizações Internacionais, estão inseridos nesta discussão: Organizações Não Governamentais, redes de cultura, intelectuais e a sociedade civil. Esta dissertação relata este debate, a fim de verificar se esta Convenção tem o poder de levar a bom termo este conflito.pt_BR
dc.description.abstractThe issue of cultural goods and services in the international trade began in the GATT of 1947 negotiations. Since that time, France and its allies have been defending that these products have a dual nature, economic and cultural, and therefore should be treated differently by the neoliberal rules, through the freedom of states to implement measures for their protection and promotion. The United States and their followers believe that they are entertainment products and should be treated as ordinary goods, subject to WTO rules. This discussion produced the cultural exception concept that, nowadays, was expanded to the cultural diversity concept, express in the Convention on the Protection and Promotion of the Cultural Diversity Expressions of UNESCO. Beyond states and international organizations, are included on this discussion: non-governmental organizations, networks of culture, intellectuals and civil society. This paper reports this debate to whether this convention has the power to carry out this conflict.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectBens e serviçospt_BR
dc.subjectLivre - comérciopt_BR
dc.subjectExceção culturalpt_BR
dc.subjectIntercâmbio culturalpt_BR
dc.subjectProdutos culturaispt_BR
dc.subjectCultural exceptionpt_BR
dc.subjectCultural diversitypt_BR
dc.subjectCultural exchangept_BR
dc.subjectCultural productspt_BR
dc.subjectFree tradept_BR
dc.titleDa exceção cultural à diversidade cultural: a questão dos bens e serviços culturais no comércio internacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesAlmeida, Paulo Henrique de-
dc.contributor.refereesOliveira, Paulo Cesar Miguez de-
dc.contributor.refereesAndrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Serfert, Tatiane Andrade.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.