Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLühning, Ângela Elisabeth-
dc.contributor.authorBarros, Iuri Ricardo Passos de-
dc.creatorBarros, Iuri Ricardo Passos de-
dc.date.accessioned2020-02-03T14:30:03Z-
dc.date.available2020-02-03T14:30:03Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2017-09-27-
dc.identifier.otherCDD: 780.7-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31383-
dc.description.abstractA presente dissertação aborda os métodos de transmissão do conhecimento musical dentro de um terreiro do Candomblé. O objetivo da pesquisa foi analisar e refletir sobre como acontece o processo de ensino e aprendizagem dos atabaques dentro do espaço religioso do Terreiro Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, mais conhecido como Terreiro de Mãe Menininha do Gantois. No mesmo local está situado o Projeto Rum Alagbê que, desde 2001, vem fazendo um trabalho de ensino e preservação dos ritmos sagrados com crianças, jovens e adolescentes da comunidade, com uma metodologia própria de ensino, facilitando assim o seu aprendizado, desde exercícios que possibilitam ao iniciante a aprender a técnica até a parte histórica da religião. No grupo de alunos há também meninas e mulheres, quebrando assim um grande tabu, já que dentro da religião as mulheres não podem exercer a função de tocar os atabaques, sendo esse um universo completamente masculino. Além disso, pretende-se investigar o processo de aprendizagem do atabaque na formação dos Alagbês, os mestres responsáveis por tocarem os atabaques e cantarem para os orixás, a partir de depoimentos com Alagbês de vários terreiros em Salvador. Dessa forma, tem sido cada vez mais difícil para os terreiros poder contar com pessoas para assumirem este cargo, pois ser Alagbê, compreender a música ou o ritmo de religiões de matriz africana, é muito mais do que dominar uma técnica. Todo o processo envolve a ampliação da consciência religiosa sobre o mundo, a natureza e sobre si mesmo, o que significa muita responsabilidade e disponibilidade. Com base nestes pontos, este trabalho busca discutir, principalmente, o papel do Alagbê hoje, cujas atuações musicais também transcendem o terreiro, sendo muitas vezes músicos requisitados também em outros contextos.pt_BR
dc.description.abstractThis project deals with the methods of transmitting musical knowledge within a Candomblé terreiro. The research objective was to analyze and reflect on how the teaching and learning process of atabaque playing techniques occurs within the religious space of Terreiro Ilê Iyá Omin Axé Iyamassê, better known as Terreiro de Mãe Menininha do Gantois. The Project Rum Alagbê is situated in the same local, where it has focused on the teaching and preservation of sacred rhythms with children and teenagers from the community since 2001, with its own teaching methodology, thus facilitating their learning, from exercises that enable beginners to learn the technique, including historical aspects of the religion. The group of students also includes girls and women, thus breaking a great taboo within the masculine universe of the religion, where women can not perform the function of playing the atabaques. In addition, this work investigates the process of atabaque learning in the training of Alagbês, the masters responsible for playing the atabaques and singing for the orixás, through the testimony of Alagbês from several terreiros in Salvador. It has been become increasingly difficult for terreiros to find people able to take on this position because being an Alagbê, and understanding the music or the rhythm of African-born religions, is much more than mastering a technique. The complete process involves the expansion of religious consciousness about the world, nature and oneself, which in turn necessitates much responsibility and availability. Based on these points, this work seeks to discuss, above all, the role of the Alagbê today, as a musician called upon in other contexts, whose musical performances also transcend the terreiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectEnsino da Músicapt_BR
dc.subjectAlagbêspt_BR
dc.subjectAtabaquespt_BR
dc.titleO Alagbê: entre o terreiro e o mundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLühning, Ângela Elisabeth-
dc.contributor.refereesCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.contributor.refereesAlves, Arivaldo de Lima-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAntropologia das Populações Afro-Brasileiraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ALAGBE _ ENTRE O TERREIRO E O MUNDO _ IURI PASSOS.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.