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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, José Carlos Santos-
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Matos Nascimento-
dc.creatorOliveira, Mariana Matos Nascimento-
dc.date.accessioned2020-01-16T12:46:50Z-
dc.date.available2020-01-16T12:46:50Z-
dc.date.issued2020-01-16-
dc.date.submitted2019-12-13-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31275-
dc.description.abstractO Instagram é atualmente considerado a maior plataforma digital com foco na imagem, sendo o Brasil o segundo país com maior número de usuários, dentre eles, adolescentes. Ao se ocupar deste espaço, os jovens utilizam convenções e normas sociais próprias, que se ajustam às particularidades técnicas da plataforma, e ao fazê-lo, realizam algum tipo de apresentação de si. Essa particular dinâmica interacional, analisada sob a luz da Teoria Dramatúrgica de Erving Goffman, não apenas fornece aos interagentes uma noção de como se espera ser tratado, como também direciona a forma pela qual se deve tratar os outros. A apresentação de si possui quatro consideráveis funções para as pessoas: influência interpessoal, realce da construção da identidade pessoal, manutenção da autoestima e promoção de emoções positivas. Compreendendo a adolescência como a fase marcada por mudanças físicas, psíquicas e sociais que costumam repercutir de forma significativa na vida dos indivíduos, acentua-se a construção da autoestima e da autoimagem corporal, que podem ser comprometidas por fatores como a obesidade. Definida como o acúmulo de tecido adiposo e tida como epidemia mundial, chega a atingir cerca de 23% dos adolescentes brasileiros, sendo a maioria constituída por jovens do sexo feminino. Presente no contexto digital, seja através de manifestações de preconceito e discriminação ou através de movimentos de empoderamento, ativismos e militâncias a favor do corpo gordo, a obesidade não é um fator impeditivo para que adolescentes com essa condição façam apresentações de si no Instagram. Constatou-se que a escolha das estratégias e do tipo de apresentação de si realizada estão mais fortemente condicionadas à influência das particularidades técnicas da plataforma, ao espaço ao qual determinada apresentação se destina, ao gerenciamento das audiências e ao posicionamento frente à condição física. Sendo assim, é realçada a necessidade do cuidado aos processos que integram o self destas jovens, para que possam construir suas apresentações de si de forma a manter suas interações sociais, tão importantes nessa fase, cada vez mais saudáveis.pt_BR
dc.description.abstractInstagram is currently considered the largest digital platform focused on image, and Brazil is the second country with the largest number of users, including adolescents. In taking up of this space, young people use their own social conventions and norms, which adjust to the platform's technical particularities, and in doing so, perform some form of self-presentation. This particular interactional dynamic, analyzed in the light of Erving Goffman's Dramaturgical Theory, not only gives interactants a sense of how they are expected to be treated, but also directs the way in which others should be treated. Self-presentation has four considerable functions for people: interpersonal influence, enhance of the building of personal identity, maintaining self-esteem, and promoting positive emotions. Understanding adolescence as the phase marked by physical, psychic and social changes that usually have a significant impact on individuals' lives, the construction of self-esteem and body self-image are relevant, which can be compromised by factors such as obesity. Defined as the accumulation of adipose tissue and considered a worldwide epidemic, it reaches about 23% of Brazilian adolescents, most of them of the female gender. Present in the digital context, either through manifestations of prejudice and discrimination or through empowerment movements, activism and militancy in favor of the fat body, obesity is not an impediment for adolescents with this condition to make self-presentations on Instagram. It was found that the choice of the strategies and the type of self-presentation performed are more strongly conditioned by the influence of the platform's technical particularities, the space for which a particular presentation is intended, the management of the audience and the positioning regarding the physical condition. Thus, it is emphasized the need to care for the processes that integrate the self of these young people, so that they can build their self-presentations in order to keep their social interactions, so important at this stage, increasingly healthy.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectApresentação de Sipt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectGerenciamento de Impressõespt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectObesidadept_BR
dc.subjectTeoria dramatúrgicapt_BR
dc.titleApresentação de si de adolescentes obesas na plataforma digital instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCastro, Gisela Grangeiro da Silva-
dc.contributor.refereesBecker, Bianca-
dc.publisher.departamentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
dc.subject.cnpqPsicologia Socialpt_BR
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