Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31212
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A política das embalagens tabagistas o conflito entre a publicidade e a propaganda
Autor : Santos, Ívna Silva
metadata.dc.creator: Santos, Ívna Silva
Resumen : Esse trabalho constitui-se de argumentos teóricos que têm como sustentáculo principal a reflexão sobre elementos que permitem afirmar que a embalagem é uma síntese discursiva. A reflexão desenvolvida a partir da explicitação da embalagem como canal de comunicação, traz as tabagistas, como importante elo entre as indústrias do setor fumageiro e seus consumidores. Nacionalmente, mudanças foram promovidas pela legislação brasileira nas embalagens de cigarro, a partir de fevereiro de 2002. Inicialmente são apresentados aspectos históricos do tabaco como principal substância do cigarro, por meio de sua evolução, seu uso e disseminação, inclusive no Brasil. São levantadas características discursivas inerentes à publicidade tabagista, fazendo uma retrospectiva da embalagem enquanto forma e função. Avalia-se por meio de uma análise geral, a face que corresponde o verso da embalagem, contendo imagens e frases de advertência do Ministério da Saúde, os possíveis impactos positivos ou negativos, na sensibilização dos fumantes, através de alguns depoimentos e indicadores de consumo. Finalmente, analisamos a face que corresponde à publicidade dos fabricantes, a face frontal. Ela minimiza os aspectos negativos do cigarro, ameniza as advertências sanitárias, e transmite por meio da linguagem visual (texturas, grafismos, cores, acabamentos especiais, fontes, artifícios para esconder os alertas, entre outros elementos) aspectos positivos ao produto. A face frontal da embalagem é um dos únicos espaços legais de ação da indústria tabagista, além dos pontos de comercialização, para tanto, o último capítulo consiste em executar uma análise introdutória do corpus composto por uma embalagem.
Palabras clave : Embalagem
Síntese discursiva
Publicidade
Campanhas de sensibilização
Cigarro
Tabagismo - Publicidade
metadata.dc.subject.cnpq: comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31212
Fecha de publicación : 20-dic-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Ivna.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.