| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Moura, Milton Araújo | - |
| dc.contributor.author | Silva, Antonio César Silva | - |
| dc.creator | Silva, Antonio César Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2019-12-19T18:51:55Z | - |
| dc.date.available | 2019-12-19T18:51:55Z | - |
| dc.date.issued | 2019-12-19 | - |
| dc.date.submitted | 2009-06-04 | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31189 | - |
| dc.description.abstract | A trajetória de vida de uma pessoa na linha do tempo – a biografia – tem despertado interesses diversos. Pela força de cada história contada, vem ganhando, a cada ano, mais
espaço no mercado editorial mundial, disputando com os livros de auto-ajuda a liderança das
vendas. Muitos fatores levam uma pessoa a se debruçar na vida do outro. Em alguns casos, o biógrafo procura uma resposta para os motivos que levaram àquela vida em estudo ser
entendida como singular. Em sua narrativa, o biógrafo constrói, linearmente ou não, um relato
que se ampara em documentos e nas memórias vivas, do biografado e de outras pessoas que
têm algo a dizer, sejam elas próximas ou distantes. Nesta Dissertação, a vida a ser contada é a
de Luiz Caldas, cantor, compositor e multi-instrumentista baiano que, em 1985, com um tipo
de canção híbrida chamada de Axé Music, conseguiu inverter o fluxo migratório dos artistas
baianos que deixavam a sua região em busca de sucesso, consagrando-se primeiro na Bahia e
depois no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. Neste trabalho, a ascensão do artista, impulsionando
melhores posições no campo da música, é mostrada desde a peregrinação, na adolescência,
por bandas de bailes, instante em que o autodidatismo superou o estudo tradicional, então
abandonado. No processo de ascensão musical, destacam-se as passagens pelo Trio Elétrico
Tapajós e pelo estúdio de gravação de Wesley Rangel, culminando com o sucesso do álbum
Magia, disco matriz que deflagrou a Axé Music no Brasil a partir da canção Fricote (Nega do
cabelo duro). No transcorrer desta pesquisa, que também busca responder o que vem a ser
Axé Music, serão observados os momentos de inflexão e de retomada da carreira, passagens
que ampliam o interesse desta biografia, vista aqui como um constructo científico que tem a
pretensão de compreender a história de uma vida num relato com começo, meio e fim. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The trajectory of a person’s life through time - their biography - has led to diverse interests. Biographies are increasingly commanding more space within the international
publishing industry and now compete with self-help books as the most sold. Many factors
lead a person to want to peer into the life of another. In many cases, the biographer hopes to
uncover what makes the studied life singular. To develop a narrative, the biographer
constructs his story, linearly or otherwise, supported by documents and memories that come
from both the subject of the biography and other people involved, be them closely or distantly
related. In this dissertation, the life to be recounted is that of Luiz Caldas, singer, composer,
and multi-instrumentalist who, in 1985, used a hybrid musical genre - Axé Music - to reverse
the migratory flow of Bahian artists who were leaving their home region in search of success
elsewhere. The success of this musical style was first concentrated in Bahia, but quickly
spread to Rio de Janeiro and São Paulo. In this work, the ascension of the artist is shown
through his search for musical self-discovery, which led him to form dance bands in his
adolescence and quickly demonstrated that his self-taught musicianship surpassed his soon-tobe-
abandoned traditional study. This work highlights Caldas’ process of musical ascendance
through the work of the Trio Eletrico Tapajós and the Wesley Rangle recording studio,
culminating with the success of the album Magia (Magic), a key musical work that sent Axé
Music to the top of the charts in Brazil with its song Fricote (Nega do cabelo duro) [Fricote
(black woman with think hair)]. Throughout this investigation, which also attempts to define
Axé Music, key moments of inflexion and rebirth in Caldes’ career will also be noted, as well
as other important moments with direct interest to this biography, seen as a scientific
construct that aims to deconstruct the history of one person’s life. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Caldas, Luiz, 1963- | pt_BR |
| dc.subject | Músicos - Bahia - Biografia | pt_BR |
| dc.subject | Axé-music | pt_BR |
| dc.subject | Carnaval - Salvador (BA) | pt_BR |
| dc.subject | Cultura popular - Bahia | pt_BR |
| dc.subject | Trio Elétrico | pt_BR |
| dc.subject | Biography | pt_BR |
| dc.subject | Bahian Carnival | pt_BR |
| dc.subject | Trio Elétrico | pt_BR |
| dc.title | A trajetória de vida de Luiz Caldas: ascensão, inflexão e retomada | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.referees | Moura, Milton Araújo | - |
| dc.contributor.referees | Reis, José Marcelo Dantas dos | - |
| dc.contributor.referees | Oliveira, Paulo Cesar Miguez de | - |
| dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Multidisciplinar | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA)
|