Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31186
metadata.dc.type: Outros
Title: A utilização de indicadores como apoio ao processo de Autoavaliação Institucional
Authors: Behenck, Jordário Reck
Cassel, Ricardo Augusto
Spindler, Giselle
metadata.dc.creator: Behenck, Jordário Reck
Cassel, Ricardo Augusto
Spindler, Giselle
Abstract: Os indicadores são recursos que ganham cada vez mais utilização nas mais diversas áreas. Empresas e organizações públicas dos mais diversos ramos aproveitam o grande volume de informações existentes atualmente para transformá-las em indicadores que apoiarão seu processo de avaliação e planejamento. Na educação superior isso não é diferente. Vários estudos ao longo do tempo propuseram a criação de um sistema de indicadores para avaliação e apoio à gestão nas instituições de educação superior. Este artigo tem como objetivo analisar experiências encontradas nas instituições de educação superior brasileiras e apresentar indicadores que podem ser utilizados no processo de autoavaliação institucional, proporcionando subsídios para a melhoria da qualidade. Muitos desses indicadores podem ser encontrados em registros internos da universidade, em relatórios fornecidos por entidades regulatórias, em orientações do Ministério da Educação para avaliação externa, em rankings, na CAPES, entre outros. O artigo mostra que muitos indicadores podem ser de fácil acesso e auxiliar bastante no processo da autoavaliação institucional.
Keywords: Avaliação da Educação Superior
Indicadores de avaliação
Autoavaliação institucional
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31186
Issue Date: Oct-2019
Appears in Collections:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEHENCK_CASSEL_SPINDLER_A-utilizacao-de-indicadores-como-apoio.pdf762,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.