Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31186
Tipo: Outros
Título: A utilização de indicadores como apoio ao processo de Autoavaliação Institucional
Autor(es): Behenck, Jordário Reck
Cassel, Ricardo Augusto
Spindler, Giselle
Autor(es): Behenck, Jordário Reck
Cassel, Ricardo Augusto
Spindler, Giselle
Abstract: Os indicadores são recursos que ganham cada vez mais utilização nas mais diversas áreas. Empresas e organizações públicas dos mais diversos ramos aproveitam o grande volume de informações existentes atualmente para transformá-las em indicadores que apoiarão seu processo de avaliação e planejamento. Na educação superior isso não é diferente. Vários estudos ao longo do tempo propuseram a criação de um sistema de indicadores para avaliação e apoio à gestão nas instituições de educação superior. Este artigo tem como objetivo analisar experiências encontradas nas instituições de educação superior brasileiras e apresentar indicadores que podem ser utilizados no processo de autoavaliação institucional, proporcionando subsídios para a melhoria da qualidade. Muitos desses indicadores podem ser encontrados em registros internos da universidade, em relatórios fornecidos por entidades regulatórias, em orientações do Ministério da Educação para avaliação externa, em rankings, na CAPES, entre outros. O artigo mostra que muitos indicadores podem ser de fácil acesso e auxiliar bastante no processo da autoavaliação institucional.
Palavras-chave: Avaliação da Educação Superior
Indicadores de avaliação
Autoavaliação institucional
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31186
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEHENCK_CASSEL_SPINDLER_A-utilizacao-de-indicadores-como-apoio.pdf762,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.