Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31181
metadata.dc.type: | Outros |
Title: | Autoavaliação Institucional: um olhar a partir do programa de autoavaliação do IFRS |
Authors: | Silveira, Lisiane Bender da Escott, Clarice Monteiro |
metadata.dc.creator: | Silveira, Lisiane Bender da Escott, Clarice Monteiro |
Abstract: | O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e caracterizada como pesquisa participante que tem por objetivo investigar os indicadores necessários para a avaliação dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. A pesquisa prevê ainda o desenvolvimento de um instrumento de autoavaliação para esses cursos. A construção da base teórica apoia-se em autores como DIAS SOBRINHO (2003) e LEITE (2000), os quais consideram a avaliação institucional um processo democrático, participativo e coletivo de reflexão, produção de conhecimentos sobre a instituição, cujo processo encaminha para compreensão de conjunto e definição de ações de melhoria. No presente artigo, apresenta os resultados parciais, descrevendo a análise realizada no que se refere ao Programa de Autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (PAIIFRS), publicado em 2012 pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetuada para o desenvolvimento do projeto de pesquisa. |
Keywords: | Avaliação Institucional Autoavaliação Instrumento de Autoavaliação Instituto Federal Ensino Médio Integrado |
Publisher: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31181 |
Issue Date: | Oct-2019 |
Appears in Collections: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AUTOAVALIAÇÃO-INSTITUCIONAL-UM-OLHAR-A-PARTIR-DO-PROGRAMA-DE-AUTOAVALIAÇÃO-DO-IFRS.pdf | 440,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.