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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Gabriela Andrade da | - |
dc.contributor.author | Rudá, Caio | - |
dc.contributor.author | Soares, Tarcila Lorrane Fernandes de Souza | - |
dc.contributor.author | Martins, Victória Dourado | - |
dc.creator | Silva, Gabriela Andrade da | - |
dc.creator | Rudá, Caio | - |
dc.creator | Soares, Tarcila Lorrane Fernandes de Souza | - |
dc.creator | Martins, Victória Dourado | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:08:36Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:08:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31171 | - |
dc.description.abstract | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) prevê que as IES publicizem uma série de informações de caráter pedagógico como matriz curricular, planos de curso, entre outros. O presente artigo objetivou analisar a disponibilidade dessas informações sobre cursos de graduação em Psicologia aos públicos de interesse na educação superior, no estado da Bahia, à luz dos conceitos de accountability e transparência. Trata-se de estudo exploratório, de caráter documental. Foram recuperados no sistema e-MEC os registros dos cursos, tendo como critério de inclusão os cursos em situação ativa, já iniciados e em modalidade de bacharelado. Calcularam-se as estatísticas descritivas (frequências relativas) referentes às taxas de disponibilidade das informações pesquisadas nos sites das Instituições de Ensino Superior. As informações foram analisadas quanto à categoria administrativa e organização acadêmica das IES. Os resultados apontam que informações relevantes estão sendo omitidas dos estudantes do curso, dos estudantes em potencial que farão a escolha pela instituição de ensino superior e da sociedade em geral, que deveria poder acompanhar e fiscalizar a formação do psicólogo. Indica-se medidas de criação de uma cultura de disponibilização de informações, independentemente de solicitações, bem como uma melhor fiscalização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Transparência | pt_BR |
dc.subject | Accountability | pt_BR |
dc.subject | Formação em Psicologia | pt_BR |
dc.title | (In)disponibilidade de informações pedagógicas de cursos de Psicologia da Bahia no site das Instituições de Ensino Superior: um estudo sobre accountability | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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(IN)DISPONIBILIDADE-DE-INFORMAÇÕES-PEDAGÓGICAS-DE-CURSOS-DE-PSICOLOGIA-DA-BAHIA.pdf | 219,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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