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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Montoya Acosta, Lina Maria | - |
dc.creator | Montoya Acosta, Lina Maria | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T18:17:06Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T18:17:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31155 | - |
dc.description.abstract | É muito comum a cultura da dor e da omissão das lesões, no campo da Dança, assim como também é considerado normal ter lesões e continuar dançando apesar delas. Esse entendimento do fazer dança, ou esta pseudonormalidade, tem acarretado a invisibilidade de importantes questões acerca da saúde do dançarino. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a relevância da saúde e da qualidade de vida dos corpos que dançam em seus diversos modos e evidenciar os riscos que correm ao ignorarem a prevenção de uma lesão e seu tratamento. Para isso, se escolheu investigar tais pressupostos em duas cidades: Bogotá, na Colômbia, e Salvador, no Brasil, observando semelhanças de comportamentos atreladas a pensamentos estabilizados ao longo do tempo e que, de um modo geral, não há muitas pesquisas que discutam as lesões na prática da dança profissional. Tais questões nos levam à hipótese de que a possibilidade de mudança de percepção quanto às lesões, se dá através de caminhos em comum entre a saúde e a dança. Como produtoras de conhecimento empírico e/ou teórico, devem seguir articuladas quando o objeto de investigação é o corpo que dança e que já ocorre nos dias atuais em alguns contextos, apresentando a denominação de Medicina e Ciência da Dança. A partir da relação interteórica entre esses dois campos de conhecimento, é que se aposta numa perspectiva biopsicossocial para lidar de forma ética com os problemas e questões que envolvem as lesões. Desta forma, a presente pesquisa abre possibilidades de reflexão acerca de qual é o entendimento predominante sobre as lesões que alimenta um tipo de comportamento de negação sustentado pela ideia de que as lesões são aspectos habituais do corpo, produzindo padrões reincidentes. A metodologia proposta para atestar as hipóteses apresentadas, advém de entrevistas, questionários semiestruturados com dançarinos da companhia de Dança profissional do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e das observações e estudos em dois cursos de Graduação em Dança: na Colômbia e no Brasil, respectivamente. A relevância quanto à atenção e cuidado do corpo que dança, pode desencadear ações efetivas nas políticas que envolvem procedimentos para com os dançarinos e fomentar relações entre profissionais da Saúde e da Dança para propor uma mudança de pensamento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Dançarino - Saúde | pt_BR |
dc.subject | Lesões por esforço repetitivo | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.subject | Micropoder | pt_BR |
dc.subject | Hábito | pt_BR |
dc.title | Mudança de pensamento: problematizações acerca das lesões do corpo na dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Moura, Gilsamara | - |
dc.contributor.referees | Albuquerque, Iara | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDANÇA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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