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dc.contributor.advisorTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.authorAlves Júnior, Abdias de Souza-
dc.creatorAlves Júnior, Abdias de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-17T15:28:11Z-
dc.date.available2019-12-17T15:28:11Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted2019-10-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31132-
dc.description.abstractA Universidade tem sido tema de debates internacionais, que apontam a necessidade de implementação de mudanças em várias dimensões, entre as quais destaca-se a proposta de incorporação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) que favoreçam a autonomia e o protagonismos dos estudantes em sua formação. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa no âmbito do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o objetivo de analisar como têm sido utilizadas as MAEA pelos docentes envolvidos no componente curricular Processo de Apropriação da Realidade (PAR). Trata-se de um estudo descritivo e analítico que adotou como referencial teórico a pedagogia problematizadora de Paulo Freire e contemplou a aplicação de um questionário a 10 docentes do BIS-UFRB que ministram o PAR ao longo de cinco semestres do curso, bem como a análise de documentos que contém informações acerca do projeto pedagógico e ementas, documentos de domínio público sobre o curso e outros documentos disponibilizados pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados incluem, inicialmente, a descrição do projeto pedagógico do BIS-UFRB e a análise do conteúdo e das atividades propostas no âmbito do PAR, e, em seguida a descrição das atividades de gestão, planejamento e desenvolvimento docente no âmbito do BIS, que constituem o contexto em que se desenvolveu a implantação do curso. Posto isso, apresenta-se o perfil dos docentes entrevistados e os programas dos diversos módulos e as respostas acerca do uso das MAEA. Com base nesses achados, discute-se a relevância do PAR no projeto pedagógico do BIS, por tratar-se de um espaço de articulação da universidade com a comunidade, que propicia aos estudantes e docentes a produção de conhecimentos sobre a realidade de saúde da população do município onde se insere a UFRB ao tempo que que favorece o desenvolvimento de habilidades necessárias aos futuros profissionais para atuarem no âmbito do sistema de saúde. Ressalta-se a importância da utilização de MAEA nos diversos módulos do PAR, porém aponta-se que, apesar da totalidade dos docentes referirem utilizá-las, constata-se certa fragilidade no conhecimento e no domínio dessas metodologias, concluindo-se pela necessidade de maior incentivo aos docentes para que utilizem as MAEA, recomendando-se a realização de atividades de educação continuada sobre este tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação superior em saúdept_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectSaúde - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleUso de metodologias ativas de ensino –aprendizagem no bacharelado interdisciplinar em saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Liliana-
dc.contributor.refereesCaputo, Maria Constantina-
dc.contributor.refereesNascimento, Rita De Cassia De Sousa-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciêncviaspt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
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