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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31095
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | A Avaliação Institucional como instrumento de gestão e consolidação do Projeto Pedagógico Institucional na Educação Superior |
Autor : | Pires, Clarice Araújo, Daniela Adami Goes de |
metadata.dc.creator: | Pires, Clarice Araújo, Daniela Adami Goes de |
Resumen : | O presente artigo relata evidências a partir dos processos de avaliações externas que demonstram o quanto a avaliação institucional subsidia a gestão e a consolidação dos Projetos Pedagógicos Institucionais nas IES. Aborda as possibilidades de articulação entre a autoavaliação e o planejamento institucional, mediante processos de regulação e/ou emancipação. Trata-se de um relato de experiência, fundamentado nas avaliações in loco vivenciadas pelas pesquisadoras como avaliadoras ad hoc do INEP-MEC. O estudo traz breves considerações acerca das percepções das avaliadoras sobre a concepção e prática da avaliação institucional, o que implica afirmar que neste processo evidencia-se ainda práticas mais voltadas para a regulação do que a emancipação. |
Palabras clave : | Autoavaliação Projeto Pedagógico Institucional Planejamento Regulação Emancipação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31095 |
Fecha de publicación : | oct-2019 |
Aparece en las colecciones: | Anais e relatórios (AVALIES 2019) |
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