Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31095
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A Avaliação Institucional como instrumento de gestão e consolidação do Projeto Pedagógico Institucional na Educação Superior
Autor : Pires, Clarice
Araújo, Daniela Adami Goes de
metadata.dc.creator: Pires, Clarice
Araújo, Daniela Adami Goes de
Resumen : O presente artigo relata evidências a partir dos processos de avaliações externas que demonstram o quanto a avaliação institucional subsidia a gestão e a consolidação dos Projetos Pedagógicos Institucionais nas IES. Aborda as possibilidades de articulação entre a autoavaliação e o planejamento institucional, mediante processos de regulação e/ou emancipação. Trata-se de um relato de experiência, fundamentado nas avaliações in loco vivenciadas pelas pesquisadoras como avaliadoras ad hoc do INEP-MEC. O estudo traz breves considerações acerca das percepções das avaliadoras sobre a concepção e prática da avaliação institucional, o que implica afirmar que neste processo evidencia-se ainda práticas mais voltadas para a regulação do que a emancipação.
Palabras clave : Autoavaliação
Projeto Pedagógico Institucional
Planejamento
Regulação
Emancipação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31095
Fecha de publicación : oct-2019
Aparece en las colecciones: Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_PIRES_ARAUJO.pdf156,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.