Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31095
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Avaliação Institucional como instrumento de gestão e consolidação do Projeto Pedagógico Institucional na Educação Superior
Autor(es): Pires, Clarice
Araújo, Daniela Adami Goes de
Autor(es): Pires, Clarice
Araújo, Daniela Adami Goes de
Abstract: O presente artigo relata evidências a partir dos processos de avaliações externas que demonstram o quanto a avaliação institucional subsidia a gestão e a consolidação dos Projetos Pedagógicos Institucionais nas IES. Aborda as possibilidades de articulação entre a autoavaliação e o planejamento institucional, mediante processos de regulação e/ou emancipação. Trata-se de um relato de experiência, fundamentado nas avaliações in loco vivenciadas pelas pesquisadoras como avaliadoras ad hoc do INEP-MEC. O estudo traz breves considerações acerca das percepções das avaliadoras sobre a concepção e prática da avaliação institucional, o que implica afirmar que neste processo evidencia-se ainda práticas mais voltadas para a regulação do que a emancipação.
Palavras-chave: Autoavaliação
Projeto Pedagógico Institucional
Planejamento
Regulação
Emancipação
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31095
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PIRES_ARAUJO.pdf156,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.