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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Cláudio-
dc.contributor.authorCaldas, Rebeca dos Santos-
dc.creatorCaldas, Rebeca dos Santos-
dc.date.accessioned2019-12-04T17:37:42Z-
dc.date.available2019-12-04T17:37:42Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31009-
dc.description.abstractCom o advento das novas tecnologias e mudanças sociais intensificadas a partir do final do século XX, as organizações passaram a considerar a Comunicação Social como uma área estratégica, que visa conhecer os públicos a que as instituições se direcionam, compreender o meio em que estão inseridas e garantir a sobrevivência em um universo dinâmico, marcado pelo aumento da competitividade. Assim, o modelo mecanicista da comunicação, baseado no uso funcionalista de comunicação, intensamente defendido por teóricos da área, vem dando lugar à concepção da comunicação integrada nas organizações, compreendendo as áreas de comunicação interna, administrativa, mercadológica e institucional. Neste modelo, a comunicação deixa de ter um caráter de ferramenta para a gestão das organizações e passa a ser contemplada como um setor estratégico, que contribui para um melhor desempenho das organizações, com vistas a alcançar os melhores resultados possíveis. Integrando o mix da comunicação integrada, a comunicação interna se relaciona com os públicos que compõem as organizações, dando ênfase as relações estabelecidas, buscando garantir o envolvimento e interações dos funcionários, através do desenvolvimento de estratégias que valorizem os indivíduos, respeitando suas características pessoais, ao mesmo tempo que procura incentivar a troca de informações e a construção de conhecimento, a fim de lhes proporcionar a sensação de pertencimento, que acarrete em uma atuação comprometida com o bom desempenho da organização e instituição de uma identidade forte, que a diferencie no mercado competitivo. O presente trabalho associa os conceitos de comunicação integrada e comunicação interna à estrutura do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Ecopa), focando na Coordenação de Projetos Esportivos e Sociais, com o objetivo de conhecer o perfil da comunicação interna exercida por esse setor e identificar as contribuições da gestão da comunicação interna, dentro do viés da comunicação integrada para a otimização do trabalho e alcance dos resultados esperados. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa, baseada na aplicação de questionário aos funcionários do Ecopa, que forneceram informações que foram associadas com as idéias referentes à comunicação interna, possibilitando conhecer as deficiências e potencialidades desta comunicação exercida pela coordenação de projetos. A partir dessa análise, conclui-se que a gestão da comunicação interna pela Coordenação de Projetos Esportivos e Sociais é fator fundamental para o bom desempenho das atividades realizadas, visto que o empenho do público interno do Ecopa em relação às atividades do setor é fundamental para o bom êxito das atividades desenvolvidas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação integradapt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectCopa do mundo da FIFA Brasil 2014pt_BR
dc.subjectEcopapt_BR
dc.subjectCoordenação de projetos esportivos e sociaispt_BR
dc.titleGestão de comunicação interna: uma estratégia de otimização do trabalho da coordenação de projetos esportivos e sociais do escritório municipal da copa do mundo da Fifa Brasil 2014pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCardoso, Claudio Guimaraes-
dc.contributor.refereesCosta, Leonardo-
dc.contributor.refereesSampaio, Adriano-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)



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