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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bezerra, Raquel Neri Lima | - |
dc.contributor.author | Neves, Amanda de Oliveira | - |
dc.creator | Neves, Amanda de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T16:31:28Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T16:31:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-22 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30735 | - |
dc.description.abstract | A educação libertadora é, como já asseverava Paulo Freire, uma construção coletiva e promove, sobretudo, cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção linguístico-discursiva que tem como objetivos ler, analisar, produzir campanhas comunitárias e, simultaneamente, incentivar estudantes jovens e adultos a compreender a íntima relação entre direitos sociais, políticas públicas e participação popular na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a intervenção nasce justamente de uma realidade nefasta, presente bem na frente da escola, que é um terreno baldio repleto de lixo. Lixo esse que promove preconceito ambiental entre os moradores da comunidade e também para quem visita o local, mas que, principalmente, gera problemas sérios de saúde. Assim, para realizar o trabalho, a metodologia inicial foi realizar uma observação local, uma pesquisa exploratória que evolui para uma pesquisa etnográfica, delineando-se em uma pesquisa-atuação-transformação. A fim de alcançar tal intento, o embasamento teórico é marcado pelos estudos de Bakhtin (2011), Vygotsky ((2008), Kleiman (2016), Street (2014), Rojo (2015), Marcuschi (2008), Zilberman (1993), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2011), dentre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Campanhas comunitárias | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção de leitura | pt_BR |
dc.subject | Produção de escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Produção de leitura e escrita de campanhas comunitárias: um meio de atuação social em respeito ao princípio constitucional da cidadania | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gayer, Juliana Escalier Ludwig | - |
dc.contributor.referees | Rodrigues, Rosana Mara Chaves | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguagens e Letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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