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dc.contributor.advisorBezerra, Raquel Neri Lima-
dc.contributor.authorNeves, Amanda de Oliveira-
dc.creatorNeves, Amanda de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-10-10T16:31:28Z-
dc.date.available2019-10-10T16:31:28Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.date.submitted2019-05-22-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30735-
dc.description.abstractA educação libertadora é, como já asseverava Paulo Freire, uma construção coletiva e promove, sobretudo, cidadania. O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção linguístico-discursiva que tem como objetivos ler, analisar, produzir campanhas comunitárias e, simultaneamente, incentivar estudantes jovens e adultos a compreender a íntima relação entre direitos sociais, políticas públicas e participação popular na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse sentido, a intervenção nasce justamente de uma realidade nefasta, presente bem na frente da escola, que é um terreno baldio repleto de lixo. Lixo esse que promove preconceito ambiental entre os moradores da comunidade e também para quem visita o local, mas que, principalmente, gera problemas sérios de saúde. Assim, para realizar o trabalho, a metodologia inicial foi realizar uma observação local, uma pesquisa exploratória que evolui para uma pesquisa etnográfica, delineando-se em uma pesquisa-atuação-transformação. A fim de alcançar tal intento, o embasamento teórico é marcado pelos estudos de Bakhtin (2011), Vygotsky ((2008), Kleiman (2016), Street (2014), Rojo (2015), Marcuschi (2008), Zilberman (1993), Dolz; Schneuwly (2004), Freire (2011), dentre outros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectCampanhas comunitáriaspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectProdução de leiturapt_BR
dc.subjectProdução de escritapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleProdução de leitura e escrita de campanhas comunitárias: um meio de atuação social em respeito ao princípio constitucional da cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesGayer, Juliana Escalier Ludwig-
dc.contributor.refereesRodrigues, Rosana Mara Chaves-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentopt_BR
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