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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGayer, Juliana Escalier Ludwig-
dc.contributor.authorCarvalho, Milena Ramos Ayres-
dc.creatorCarvalho, Milena Ramos Ayres-
dc.date.accessioned2019-10-10T16:20:18Z-
dc.date.available2019-10-10T16:20:18Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.date.submitted2019-05-27-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30732-
dc.description.abstractDurante as rotinas diárias nas aulas de aula de Língua Portuguesa, diversas vezes foi observado um questionamento comum feito pelos estudantes sobre as questões presentes nas atividades que deveriam realizar: é para fazer o quê? Esse questionamento revela que a maioria dos estudantes não possui o discernimento que é necessário para a execução dos exercícios. Isso acaba afetando negativamente os resultados dos índices de aprendizagem e reforçando a ideia de fracasso escolar. Entretanto, tornou-se perceptível que o que gera esse comportamento não é a falta de conhecimento sobre o conteúdo estudado, mas sim, uma insegurança de executar a atividade sozinhos e o medo de errar. Observando essa dinâmica, este trabalho apresenta os aspectos referentes ao texto injuntivo - tipologia presente nos enunciados das atividades escolares. Esses aspectos serão pensados sob a perspectiva do letramento, já que considero que o uso da injunção deve ser feito através de uma prática educativa que possibilite a participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizado, a interação com seus pares e a colaboração, para isso, utilizarei os jogos. O objetivo, ao optar por trabalhar com jogos nesta proposta pedagógica, é resgatar uma abordagem mais lúdica, proporcionando então uma abordagem mais prazerosa de um conteúdo curricular, resgatando a autoestima, a autonomia e a segurança dos estudantes a partir de experimentações de sucesso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInjunçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleÉ para fazer o quê? Uma experiência de autonomia através do letramento e ludicidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coVita, Fernanda Almeida-
dc.contributor.refereesMatos, Lavínia Neves dos Santos-
dc.contributor.refereesVita, Fernanda Almeida-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagens e letramentopt_BR
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