Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gayer, Juliana Escalier Ludwig | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Milena Ramos Ayres | - |
dc.creator | Carvalho, Milena Ramos Ayres | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T16:20:18Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T16:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-27 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30732 | - |
dc.description.abstract | Durante as rotinas diárias nas aulas de aula de Língua Portuguesa, diversas vezes foi observado um questionamento comum feito pelos estudantes sobre as questões presentes nas atividades que deveriam realizar: é para fazer o quê? Esse questionamento revela que a maioria dos estudantes não possui o discernimento que é necessário para a execução dos exercícios. Isso acaba afetando negativamente os resultados dos índices de aprendizagem e reforçando a ideia de fracasso escolar. Entretanto, tornou-se perceptível que o que gera esse comportamento não é a falta de conhecimento sobre o conteúdo estudado, mas sim, uma insegurança de executar a atividade sozinhos e o medo de errar. Observando essa dinâmica, este trabalho apresenta os aspectos referentes ao texto injuntivo - tipologia presente nos enunciados das atividades escolares. Esses aspectos serão pensados sob a perspectiva do letramento, já que considero que o uso da injunção deve ser feito através de uma prática educativa que possibilite a participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizado, a interação com seus pares e a colaboração, para isso, utilizarei os jogos. O objetivo, ao optar por trabalhar com jogos nesta proposta pedagógica, é resgatar uma abordagem mais lúdica, proporcionando então uma abordagem mais prazerosa de um conteúdo curricular, resgatando a autoestima, a autonomia e a segurança dos estudantes a partir de experimentações de sucesso. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Injunção | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | É para fazer o quê? Uma experiência de autonomia através do letramento e ludicidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Vita, Fernanda Almeida | - |
dc.contributor.referees | Matos, Lavínia Neves dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Vita, Fernanda Almeida | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguagens e letramento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEMORIAL MILENA CARVALHO.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.