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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Santos, Juliana Freire dos | - |
dc.creator | Santos, Juliana Freire dos | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T15:24:46Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T15:24:46Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30729 | - |
dc.description.abstract | Xote com A vem para aflorar o papel da mulher conduzida no baile de forró pé de serra, mais especificamente na dança. O problema da pesquisa se insere em por que o baile e a dança do forró pé de serra podem ser opressores para as mulheres, principalmente as que se identificam com a função de conduzidas. Assim, consequentemente, os modos de dançar/ensinar o forró pé de serra, as tradições, convenções e hábitos dos bailes podem reforçar formas opressoras do dançar. A pesquisa tem por objetivo articular as relações de poder entre gêneros na dança do forró pé de serra e no contexto que se inclui, a partir de epistemologias em relação interdisciplinar e de uma metodologia feminista. A metodologia da pesquisa utilizou da revisão bibliográfica, pesquisa de campo participativa (SCHMIDT, 2006) em atitude etnográfica (PIMENTEL, 2014), com participação e visitas a bailes em São Paulo (capital) e pela pesquisa em dança artístico/pedagógica com o grupo 3ª Categoria. Como adensamento da pesquisa tive aulas e cursos de aperfeiçoamento técnico em dança e música e aprofundei a análise de letras de músicas. O referencial teórico passa pelas ciências cognitivas (DAMÁSIO, 2011; KATZ; GREINER, 2001, 2003, 2005; RENGEL, 2015, 2007; TOMASSELLO, 2003); epistemologias do Sul (SANTOS, B., 2018); histórico do forró pé de serra (SANTOS, C., 2014, 2013; MATOS, 2007); feminismos (RIBEIRO, D., 2017; BIROLI, 2016, 2013; BEAUVOIR, 2016; BERTH, 2018); processos de aprendizagem (FREIRE, 1986, 1987; NEVES, 2010); estereótipos de masculinidade e nordestinidade (ALBUQUERQUE JR, 2011, 2013; TROTTA, 2009, 2012, 2014). Como resultados poderemos contribuir com dados teóricopráticos e busca de compreensão histórica, inclusive recente. O intento foi e é propor um trabalho artístico/pedagógico práticoteórico com o forró pé de serra que reflita e questione seu contexto nas relações colonialistas, capitalistas e patriarcais da sociedade e também nesta dança. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Forró | pt_BR |
dc.subject | Forrobodó | pt_BR |
dc.subject | Mulher conduzida no Forró | pt_BR |
dc.subject | Dança como ação cognitiva do corpo | pt_BR |
dc.title | XOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.referees | Domenici, Eloísa Leite | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDANÇA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf | 9,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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