Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorSantos, Juliana Freire dos-
dc.creatorSantos, Juliana Freire dos-
dc.date.accessioned2019-10-10T15:24:46Z-
dc.date.available2019-10-10T15:24:46Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30729-
dc.description.abstractXote com A vem para aflorar o papel da mulher conduzida no baile de forró pé de serra, mais especificamente na dança. O problema da pesquisa se insere em por que o baile e a dança do forró pé de serra podem ser opressores para as mulheres, principalmente as que se identificam com a função de conduzidas. Assim, consequentemente, os modos de dançar/ensinar o forró pé de serra, as tradições, convenções e hábitos dos bailes podem reforçar formas opressoras do dançar. A pesquisa tem por objetivo articular as relações de poder entre gêneros na dança do forró pé de serra e no contexto que se inclui, a partir de epistemologias em relação interdisciplinar e de uma metodologia feminista. A metodologia da pesquisa utilizou da revisão bibliográfica, pesquisa de campo participativa (SCHMIDT, 2006) em atitude etnográfica (PIMENTEL, 2014), com participação e visitas a bailes em São Paulo (capital) e pela pesquisa em dança artístico/pedagógica com o grupo 3ª Categoria. Como adensamento da pesquisa tive aulas e cursos de aperfeiçoamento técnico em dança e música e aprofundei a análise de letras de músicas. O referencial teórico passa pelas ciências cognitivas (DAMÁSIO, 2011; KATZ; GREINER, 2001, 2003, 2005; RENGEL, 2015, 2007; TOMASSELLO, 2003); epistemologias do Sul (SANTOS, B., 2018); histórico do forró pé de serra (SANTOS, C., 2014, 2013; MATOS, 2007); feminismos (RIBEIRO, D., 2017; BIROLI, 2016, 2013; BEAUVOIR, 2016; BERTH, 2018); processos de aprendizagem (FREIRE, 1986, 1987; NEVES, 2010); estereótipos de masculinidade e nordestinidade (ALBUQUERQUE JR, 2011, 2013; TROTTA, 2009, 2012, 2014). Como resultados poderemos contribuir com dados teóricopráticos e busca de compreensão histórica, inclusive recente. O intento foi e é propor um trabalho artístico/pedagógico práticoteórico com o forró pé de serra que reflita e questione seu contexto nas relações colonialistas, capitalistas e patriarcais da sociedade e também nesta dança.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectForrópt_BR
dc.subjectForrobodópt_BR
dc.subjectMulher conduzida no Forrópt_BR
dc.subjectDança como ação cognitiva do corpopt_BR
dc.titleXOTE COM A AFLORANDO O FORROBODÓpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesConrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.contributor.refereesDomenici, Eloísa Leite-
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsPPGDANÇApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_JulianaFreiredosSantos_MestradoEmDança2019.pdf9,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.