Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30632
Tipo: Tese
Título: Programa (novo) mais educação: estratégia da governamentalidade neoliberal para a condução das condutas de todos e de cada um.
Autor(es): Almeida, João Paulo Jonas
Autor(es): Almeida, João Paulo Jonas
Abstract: A presente tese consiste em descrever e analisar o discurso produzido pelo Programa (Novo)Mais Educação. Mais especificamente assumo que o Programa se configura como uma maneira particular de governar os sujeitos escolares na atualidade. Para tal, parto do seguinte questionamento inicial: Como o sujeito-estudante de uma formação integral é objetivado no discurso do Programa (Novo) Mais Educação? Apoiado em conceitos como o de governamentalidade e dispositivo, desenvolvido por Michel Foucault, a presente tese busca analisar como o Programa (Novo) Mais Educação se constitui em uma forma de governamentalização dos indivíduos e da sociedade brasileira na atualidade. Como objetivos específicos, procura-se: (a) Identificar e descrever as estratégias e práticas que possibilitam ao Programa operar produtivamente sobre os sujeitos estudantes; (b) descrever como atuam tais mecanismos e que tipo de sujeito produzem; (c) descrever e analisar os tipos de saberes (competências, habilidades, valores e atitudes) e experiências que são reconhecidos como válidos para operar o programa. A tese procura mostrar que um dispositivo singular - o dispositivo da intersetorialidade – atuando nos espaços escolares por meio de práticas intersetoriais, e sendo sustentado pelo regime de jornada ampliada, quando associado a outros dispositivos contemporâneos, como o dispositivo pedagógico da mídia, contribuem decisivamente para a formação de um sujeito prudente. Investir nos sujeitos estudantes, buscando desenvolver suas capacidades, habilidades e aptidões, para que possam, por si sós,no futuro, se autogovernarem, se configura como um modo particular de gerenciar o risco social, contribuindo, desse modo, para a redução dos custos para o Estado com a solução de problemas sociais.
ABSTRACT This doctoral dissertation aims at describing and analysing the (New) Program More Education`s discourse. The main assumption is that this Program turns out to be a way to govern students subjects nowadays. The starting point which support the initial quest is: How the student subject that undergo an integral education formation is objectified within the scope of this (New) Program More Education discourse? Based in concepts such as governmentality and dispositive elaborated by Michel Foucault, this doctoral dissertation analyses how the (New) Program More Education becomes a governmentalization both for individuals and for Brazilian society as a whole. Listed as specific objectives are: a) to identify and to describe strategies and practices that allowed the Program to act productively over the students subjects; b) to describe how these mechanisms operate by producing what types of subjects; c) to describe and to analyse the different knowledge (competencies, skills, values, aptitudes) and experiences that are acknowledged as valid to operate the program. This doctoral dissertation shows that a singular dispositive – the intersection one – by acting on schools spaces as intersection practices, based on longer journeys, whenever linked to other contemporaries dispositive, such as the media`s pedagogic dispositive, contributes decisively for the building of a provident cautious quiet subject. To invest on students subjects trying to develop their capacities, skills, aptitudes so that in the future they may self-govern themselves is a way to manage social risk thus contributing for the State to attain the least social cost for overcoming social problems.
RESUMEN Esta tesis estribase en describir y analizar el discurso producido por el Programa (Nuevo) Mas Educación. En especial la tesis accede que el Programa configurase como una manera propia de gobernar los sujetos escolares de la actualidad. Para tanto, la tesis plantea como cuestión central: ¿De qué manera el sujeto estudiante inmerso en una formación integral es objectivado en el discurso del Mas Educación? Basado en conceptos como governamentalidad y dispositivo desarrollados por Michel Foucault, la tesis analiza como el Mas Educación deviene una forma de governamentalización tanto de los individuos como de la sociedad brasileña en los días corrientes. Listados como objetivos específicos listase: a] Identificar y describir las estrategias y prácticas que permiten al Mas Educación operar productivamente sobre los sujetos estudiantes; b] Describir cómo actúan estos mecanismos y que tipo de sujeto producen; c] Describir y analizar los tipos de saberes [conocimiento, nociones, habilidades, valores y aptitudes] y pericias que son validadas como reconocidas y aceptadas para operar el programa. La tesis muestra que uno dispositivo singular – el de la intersectorialidad – que actúa en los espacios escolares de manera intersectorial, apoyado por el régimen de tiempo integral, cuando asociado a otros dispositivos, como el dispositivo pedagógico de la media, todo esto contribuye para la formación de un sujeto prudente, quieto. Investir en sujetos estudiantes buscando desarrollar sus capacidades, habilidades y aptitudes, para que posan por si mismos se auto gobernaren en el futuro deviene una nueva manera de gerencia del riesgo social, lo que contribuye así para la reducción de los gastos del Estado para la solución de los problemas sociales.
Palavras-chave: Programa Mais Educação
Governamentalidade
Educação e estado
More Education Program (New)
Governamentality
Dispositive
Programa (Nuevo) Mas Educación
Governamentalidad
Dispositivo
CNPq: Sociologia da Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30632
Data do documento: 12-Set-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.