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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Inteligência visual aplicada à prática em comunicação social reflexões tendências experiências
Autor : Borges, Iana Daniele Santos
metadata.dc.creator: Borges, Iana Daniele Santos
Resumen : Essa monografia se concentra na compreensão da demanda por uma abordagem do conceito de inteligência visual, seus modos de aprendizagem e suas aplicabilidades no âmbito da prática em Comunicação Social. Dos estudos de Ulpiano de Meneses, depreende-se um breve panorama acerca dos usos e das atribuições da dimensão visual na história humana. Através da sociologia da arte de Pierre Francastel na interpretação de Renato da Silveira, identifica-se as diferentes abordagens de diversas correntes de pensamento acerca da ordem visual ao longo dos séculos. Para tratar do objeto visual sobre a perspectiva da comunicação são utilizados os estudos de Bruno Munari e Ruldof Arnheim. A condução da proposta de aprendizagem visual norteada por uma dimensão da visualidade enquanto modo específico de organização do pensamento é extraída do conceito de alfabetismo visual proposto por Donis Dondis. Finalmente, para demonstrar uma experiência de uso estratégico dos recursos visuais na prática em comunicação, apresenta-se uma abordagem de uso dos recursos visuais na Conservation International.
Palabras clave : Comunicação Visual
Aprendizagem,Visual
Imagem
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACOM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30561
Fecha de publicación : 6-sep-2019
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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