Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSanches, João Alberto Lima-
dc.contributor.authorSantos, Fábio José de Oliveira dos-
dc.creatorSantos, Fábio José de Oliveira dos-
dc.date.accessioned2019-09-03T12:51:03Z-
dc.date.available2019-09-03T12:51:03Z-
dc.date.issued2019-09-03-
dc.date.submitted2019-07-29-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30513-
dc.description.abstractEste trabalho realiza uma investigação sobre a análise pela ação e suas potencialidades de utilização pelo ator-criador. Neste sentido, enfoca em aspectos como a formação do ator e as possibilidades de aplicação desta forma de trabalho para a criação teatral. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica com o fim de levantar dados referentes ao surgimento e desenvolvimento da análise pela ação, com foco especial no trabalho de Maria Knebel e alguns de seus alunos. A intenção foi identificar as principais potencialidades desta forma de criação teatral em processos de formação de atores e diretores, bem como para a montagem de espetáculos e, além disso, registrar os desenvolvimentos promovidos em suas formas de aplicação por alunos e seguidores de Constantin Stanislávski. O mesmo foi realizado em relação aos autores nacionais que debruçaram-se sobre o tema ou que utilizaram a análise pela ação no desenvolvimento de seus trabalhos artísticos. Através deste trabalho procurei realizar uma série de reflexões referentes a aplicação da análise pela ação nos processos de criação da cena. O mesmo foi feito em relação à importância dos études nos processos pedagógicos de Stanislávski. Além disso, descrevo uma série de experiências vividas durante a minha formação como ator e professor, todas envolvendo estas formas de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis work performs out an investigation about the active analysis and its potentialities of use by the actor-creator. In this sense, the research focuses on aspects such as the training of the actor and the possibilities of application of this method of work for theatrical creation. For this, a bibliographical review was carried out in order to collect data regarding the emergence and development of the active analysis, with a special focus on the work of Maria Knebel and some of her students. The intention was to identify the main potentialities of this method of theatrical creation in processes of actors and directors training, as well as for the organization of spectacles, and also to record the developments promoted in its forms of application by students and followers of Constantin Stanislávski. The same was done in which concerns national authors who studied the subject or who used the active analysis in the development of their artistic works. In this research, I sought to reflect on the application of analysis for action at the processes of scenic creation. The same was carried out on the importance of études in Stanislásvski’s pedagogic processes. Moreover, I describe series of experiences lived during my own training as actor and teacher, all of them have involved these forms of work.pt_BR
dc.description.abstractCe travail s’intéresse à l’analyse par l’action et à son potentiel d’utilisation par l’acteur-créateur. En ce sens, il se concentre sur certains aspects, tels que la formation de l’acteur et les possibilités d’application de ce type d’approche pour la création théatrale. Pour ce faire, la révision bibliographique a pour but de réunir les données disponibles sur l’émergence et le développement de l’analyse par l’action, avec une attention particulière sur le travail de Maria Knebel et de certains de ses élèves. Elle a donc comme intention d’identifier les principales potentialités de cette forme de création théatrale dans le processus de formation des acteurs et des directeurs, ainsi que dans le montage de spectacles, ainsi que de mettre en lumière les apports proposés par les élèves de Constantin Stanislávski. Le même travail a été fait pour les auteurs nationaux qui se sont intéressés à ce thème, ou qui ont fait usage de l’analyse par l’action dans le développement de leurs travaux artistiques. Au travers de cette recherche, je propose une série de réflexions sur l’application de l’analyse par l’action dans le processus de création de la scène, ainsi que sur l’importance des études dans le processus pédagogique de Stanislávski. Enfin, je décris différentes expériences vécues au cours de ma formation en tant qu’acteur et professeur et qui ont suivi cette même approche.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB e CAPES.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise Ativapt_BR
dc.subjectStanislávskipt_BR
dc.subjectMaria Knebelpt_BR
dc.subjectAtor-Criadorpt_BR
dc.titleUm estudo sobre a análise ativa e a formação do ator-criadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira Junior, Celso de Araújo-
dc.contributor.refereesLeão, Raimundo Matos de-
dc.contributor.refereesSanches, João Alberto Lima-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fábio José de O. dos Santos - Um Estudo sobre Análise Ativa e a Formação do Ator-Criador.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.