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dc.contributor.advisorNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.authorSilva, Caroline de J Fonseca da-
dc.creatorSilva, Caroline de J Fonseca da-
dc.date.accessioned2019-08-29T15:21:33Z-
dc.date.available2019-08-29T15:21:33Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.date.submitted2019-07-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30474-
dc.description.abstractPropostas curriculares diferenciadas, denominadas inovação, foram construídas num contexto de democratização do acesso e interiorização de universidades federais. A reestruturação acadêmica no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), proposta a partir de sua adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), é apresentada especialmente através dos Projetos Pedagógicos dos Bacharelados Interdisciplinares e similares. As estruturas curriculares nesses projetos se justificam pela necessidade de superação de um sistema fragmentado e unilinear, convencionalmente existente. Após uma década da proposta, faz-se necessário contrastar as narrativas políticas e conceituais da inovação acadêmica a partir da realização dos cursos de Bacharelados Interdisciplinares em Saúde e em Ciências Exatas e Tecnológicas, conforme os Referenciais Orientadores para os Bacharelados e Interdisciplinares e similares, os Projetos Políticos Pedagógicos Institucionais e os atos instituintes dessa realidade na UFRB no período de 2008 a 2017. Este trabalho foi realizado por meio de estudo qualitativo fenomenológico, que buscou produzir dados, descrevê-los e interpretá-los, para compreender a realidade contextualizada e posta em questão, contrastando as (des)conexões entre as forças políticas estabelecidas e instituídas com os processos instituintes no âmbito das tensões relativas às disputas das dimensões controladoras presentes na instituição, forjadas com base na lógica do pensamento e das engrenagens da modernidade. Verificou-se que a política estabelecida não foi suficiente para a adesão integral da UFRB ao modelo de ciclos; entretanto, destacam-se os protagonismos dos professores implicados, que, apoiados pela gestão, têm tornado a inovação possível e orgânica. Ficou evidente também que o estabelecimento de políticas de currículos inovadores não é suficiente para influenciar a reestruturação curricular de cursos existentes, embora mantenha o currículo permanente em pauta na instituição. Palavras-chave: Ensino Superior. Bacharelados Interdisciplinares e similares. Currículo. Gestão Acadêmica. UFRB.pt_BR
dc.description.abstractDifferentiated curricular proposals, denominated innovators, were constructed in a context of democratization of the access and interiorization of federal universities. The academic restructuring of Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), proposed after joining the Federal University Restructuring and Expansion Plans Support Program (REUNI), is presented especially through the Pedagogical Projects of the Interdisciplinary Baccalaureate and similar. The curricular structures in those projects are justified by the need to overcome a conventionally existing fragmented and unilinear system. After a decade of the proposal, it is necessary to contrast the political and conceptual narratives of academic innovation from the accomplishment of the courses of Interdisciplinary Bachelor in Health and in Exact and Technological Sciences according to the Orientation Guidelines for Bachelor's and Interdisciplinary and suchlike, the Institutional Political Pedagogical Projects and the instituting acts from that reality at UFRB from 2008 up to 2017. This paper was carried out through a qualitative, phenomenological study, which sought to produce data, describe and interpret in order to understand the contextualized reality and put in a challenge, contrasting the (dis) connections between the established political forces, instituted and the instituting processes within the framework of the tensions related to the disputes of the controlling dimensions present in the institution forged on the basis of the logic of thought and the cogs of modernity. It was verified that the established policy was not enough for UFRB's full adherence to the cycle model, however, the protagonists of the teachers involved are highlighted, who supported by management, have made innovation possible and organic. It was also evident that the establishment of innovative curriculum policies is not sufficient to influence the curricular restructuring of existing curricula, but maintains the curriculum in the institution at all times. Keywords: Higher Education. Interdisciplinary Bachelor's and similar. Curriculum. Academic management. UFRB.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectBacharelados Interdisciplinares e similarespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectGestão acadêmicapt_BR
dc.subjectUFRBpt_BR
dc.titleInovações Acadêmicas: seus atos e desafios na UFRB (2008-2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesNascimento, Dinalva Melo do-
dc.contributor.refereesAlves, Rita de Cassia Dias Pereira-
dc.contributor.refereesNacif, Paulo Gabriel Soledade-
dc.publisher.departamentInstituto de Artes, Humanidades e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinaridadept_BR
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