Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30348
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação popular, extensão universitária e metodologias da libertação
Autor(es): Mogilka, Maurício
Autor(es): Mogilka, Maurício
Abstract: Este artigo tem intenções metodológicas. Contudo, metodológico aqui é tomado no seu sentido mais elevado: o desenvolvimento da reflexão e da sensibilidade com vistas ao agir, e não como formas padronizadas de ação. Nesta perspectiva, este texto pretende contribuir para a estruturação metodológica de projetos de extensão com intervenção comunitária. Ele tenta responder à seguinte pergunta: como os processos formativos em educação popular podem aumentar o seu potencial, na prática, para a formação de sujeitos e grupos sociais favoráveis a projetos democrático-participativos de sociedades? Inspirados pelas teorias da libertação, as reflexões aqui desenvolvidas defendem a necessidade de uma maior ênfase na integração ciência-ação popular, a revitalização e ampliação da extensão universitária crítica e a consideração cuidadosa dos fatores subjetivos que definem o caráter democrático-participativo das intervenções educativas com grupos excluídos.
Palavras-chave: intervenção social
extensão crítica
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UFRB
Citação: Mogilka, Maurício. Educação popular, extensão universitária e metodologias da libertação. Revista Extensão, n. 15, p. 126-137, UFRB.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30348
Data do documento: Mar-2019
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.