Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30337
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A espetacularização da cobertura política no jornalismo impresso um estudo das eleições presidenciais 2006 em três jornais impressos do país
Autor(es): Ferreira, Maria Paula Fonseca
Autor(es): Ferreira, Maria Paula Fonseca
Abstract: Esta monografia teve como principal objetivo o de verificar se a cobertura das Eleições Presidenciais de 2006, em três jornais impressos de circulação nacional, foi feita de modo espetacularizado ou não. Para isso foram escolhidos os periódicos a Folha de S. Paulo, o Estado de S.Paulo e O Globo para serem analisados durante exatamente 51 dias, pouco mais de sete semanas, período que cobriu o noticiário do primeiro turno, do segundo turno e do dia seguinte às eleições. A análise das matérias foi realizada com base nos conceitos de espetáculo, espetáculo político, midiatização e espetacularização estudados em textos de importantes autores da área de Comunicação e Política. Além disso, é apresentado o contexto da Eleição Presidencial 2006, quais foram os principais candidatos, a votação desses candidatos nas regiões e Estados, como foi a disputa do segundo turno e o resultado final da corrida eleitoral 2006. Entre os resultados da pesquisa, foi possível identificar que na maior parte das vezes a mídia não espetaculariza os eventos políticos, apenas os divulga. Outro dado que pode ser observado é o da evolução do número de matérias à medida que o pleito se aproximava e que o espaço dedicado para cada um dos candidatos variava de acordo com a sua posição nas pesquisas de opinião.
Palavras-chave: Espetáculo
Espetacularização
Política
Jornalismo Impresso
Mídia
Midiatização
Eleições Presidenciais 2006
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30337
Data do documento: 12-Ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Paula Fonseca Ferreira - Final.pdfTCC1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.