Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorConceição, Fernando Costa da-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Paula Fonseca-
dc.creatorFerreira, Maria Paula Fonseca-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:16:05Z-
dc.date.available2019-08-12T14:16:05Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30337-
dc.description.abstractEsta monografia teve como principal objetivo o de verificar se a cobertura das Eleições Presidenciais de 2006, em três jornais impressos de circulação nacional, foi feita de modo espetacularizado ou não. Para isso foram escolhidos os periódicos a Folha de S. Paulo, o Estado de S.Paulo e O Globo para serem analisados durante exatamente 51 dias, pouco mais de sete semanas, período que cobriu o noticiário do primeiro turno, do segundo turno e do dia seguinte às eleições. A análise das matérias foi realizada com base nos conceitos de espetáculo, espetáculo político, midiatização e espetacularização estudados em textos de importantes autores da área de Comunicação e Política. Além disso, é apresentado o contexto da Eleição Presidencial 2006, quais foram os principais candidatos, a votação desses candidatos nas regiões e Estados, como foi a disputa do segundo turno e o resultado final da corrida eleitoral 2006. Entre os resultados da pesquisa, foi possível identificar que na maior parte das vezes a mídia não espetaculariza os eventos políticos, apenas os divulga. Outro dado que pode ser observado é o da evolução do número de matérias à medida que o pleito se aproximava e que o espaço dedicado para cada um dos candidatos variava de acordo com a sua posição nas pesquisas de opinião.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectEspetacularizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectJornalismo Impressopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectEleições Presidenciais 2006pt_BR
dc.titleA espetacularização da cobertura política no jornalismo impresso um estudo das eleições presidenciais 2006 em três jornais impressos do paíspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Paula Fonseca Ferreira - Final.pdfTCC1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.