Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Suzana Maria Coelho-
dc.contributor.authorNogueira, Yasmin de Freitas-
dc.creatorNogueira, Yasmin de Freitas-
dc.date.accessioned2019-07-23T13:18:36Z-
dc.date.available2019-07-23T13:18:36Z-
dc.date.issued2019-07-23-
dc.date.submitted2019-07-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30152-
dc.description.abstractSustentada no fazer poético por meio da linguagem da performance, esta pesquisa busca percorrer as subjetividades encontradas em distintas narrativas das experiências de vida de mulheres negras no contexto brasileiro, bem como em fragmentos autobiográficos da autora. O resultado da justaposição dessas histórias se opera na ficção, em que é construída uma produção plástico-textual – elaboração escrita e criação artística se amalgamam – por meio de uma persona, em que o corpo é produtor de sentido, suporte discursivo e performativo. Histórias passadas e presentes são revistas para romper com posicionamentos excludentes. Esse texto busca apreender e visibilizar os processos de resistências e a luta pela reexistência das populações afrodiaspóricas, especialmente a mulher negra brasileira. Reflete sobre a necessidade de buscar a voz das mulheres negras, atentando para além do gênero e raça, questões como sexualidade, classe e diversos outros marcadores de diferença que transitam pela experiência do corpo, não dissociando os diferentes eixos de subordinação e buscando representatividade, por meio da criação artística e sua articulação com reflexões teóricas. Sob a ótica decolonial, se ampara na epistemologia feminista negra ao valorar a experiência vivida e os conhecimentos e sabedorias que delas advêm, a importância do diálogo, das trocas, a responsabilidade pelas afirmações, a ética do cuidado, a valorização da singularidade, o lugar das emoções e a empatia, critérios utilizados na validação do conhecimento feminino e negro, visto que tais operações são geralmente realizadas por sujeitos que ocupam lugares de poder e representam hegemonias. As experiências de vida são evocadas nos fragmentos de histórias que funcionam como disparadores para criação artística, abrem um espaço para a fantasia. A pesquisa anseia além da resultante estética, compreender os movimentos e sentidos da sua construção, busca o processo criativo como produção de conhecimento científico e sensível, tensionando as fronteiras entre e realidade-ficção/arte-vida.pt_BR
dc.description.abstractSustained in the poetic making through the language of performance, this research seeks to explore the subjectivities found in different narratives of the life experiences of black women in a Brazilian context, as well as in autobiographical fragments of the author. The result of the juxtaposition of these stories takes place in fiction, in which a plastic-textual production is built – written elaboration and artistic creation are blended – through a persona, in which the body makes sense of it, and also is a discursive and performative support. Past and present Stories are revisited to brake with excluding positions. This text seeks to apprehend and make visible the resistances processes and the struggle for the reexistence of Afro-diasporic populations, especially the black Brazilian woman. Reflects on the need to seek the voice of black women, considering beyond gender and race, matters such as sexuality, class and several other markers of difference that transit through the experience of the body, not dissociating the different axes of subordination and seeking representativeness, through artistic creation and its articulation with theoretical reflections. From a decolonial point of view, it is based on black feminist epistemology when valuing the lived experience and the knowledge and wisdom that comes from them, the importance of the dialogue, of the exchange, the responsibility for affirmations, the ethics of care, the value of singularity, the place of emotions and empathy, criteria used in the validation of feminine and black knowledge, since such operations are usually performed by subjects occupying seats of power and represents hegemonies. Life experiences are evoked in fragments of stories that act as triggers for artistic creation and opens a space for fantasy. This research aspires, beyond the resultant aesthetic, to understand the movements and meanings of its construction, seeks the creative process as production of scientific and sensitive knowledge, stressing the boundaries between reality-fiction/art-life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectProcesso de criaçãopt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.titleMemórias de um corpo negro feminino: narrativas poéticas, ancestralidade e processos criativospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesAmoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.refereesDumas, Alexandra Gouvêa-
dc.contributor.refereesSilva, Marilda de Santana-
dc.contributor.refereesSantos, Luciany Aparecida Alves-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.publisher.initialsPPGACpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_MEMÓRIAS DE UM CORPO NEGRO FEMININO.pdf57,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.