Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3007
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Método mãe canguru nos hospitais / maternidades públicos de Salvador e atuação dos profissionais da saúde na segunda etapa do método
Otros títulos : Revista CEFAC
Autor : Silva, Juliana Rodrigues da
Thomé, Célia Regina
Abreu, Renata Mathias de
metadata.dc.creator: Silva, Juliana Rodrigues da
Thomé, Célia Regina
Abreu, Renata Mathias de
Resumen : OBJETIVO: investigar quantos hospitais/ maternidades públicos em Salvador utilizam o método mãe-canguru, quais os profissionais estão inseridos na equipe e caracterizar a atuação dos profissionais de saúde que estão inseridos na segunda etapa do método. MÉTODO: trata-se de um estudo quantitativo descritivo do qual participaram os responsáveis pelo setor de neonatologia e os profissionais de saúde inseridos na segunda etapa do método respondendo a questionários. Os dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva calculando-se frequências simples. RESULTADOS:das sete instituições públicas de Salvador quatro utilizam o método. Nas três instituições pesquisadas realizam-se as três etapas preconizadas, em duas delas o quadro profissional tem pelo menos um atuante de cada especialidade recomendada pelo Ministério da Saúde, no entanto evidencia-se reduzido número de fonoaudiólogos nos serviços. Dentre as principais ações dos profissionais da saúde inseridos na segunda etapa estão o incentivo ao posicionamento canguru, ao aleitamento materno exclusivo e orientação às mães quanto aos cuidados com o bebê. CONCLUSÕES:evidencia-se que a recomendação do Ministério da Saúde de que o método seja implantado nas unidades médico-assistenciais integrante do Sistema Único de Saúde ainda não é uma realidade em todos os hospitais/ maternidades públicos de Salvador, no entanto evidenciou-se quadro profissional em conformidade com a recomendação em duas das instituições pesquisadas e a atuação dos profissionais entrevistados se incorpora no campo da transdisciplinaridade.
Palabras clave : Hospitais
Maternidades
Neonatologia
Hospitals
Hospitals
Maternity
Neonatology
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3007
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
15.pdf307,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.