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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010
Autor(es): Sousa, Marlon Ribeiro de
Autor(es): Sousa, Marlon Ribeiro de
Abstract: O futebol é conhecido como a Paixão Nacional, um elemento constitutivo daquilo que se entende como Identidade Brasileira, desde que chegou aqui no começo do séc. XX. O futebol consegue adentrar em todas as camadas da sociedade, desde as elites até as classes menos abastadas, do branco ao negro. O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção identitária da seleção brasileira nas campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, a saber, Brahma e Guaraná Antarctica, na Copa do Mundo de 2010, a partir dos operadores metodológicos apresentados por SEMPRINI (2006). Desse modo, essas análises permitem perceber como a marca contribui para a configuração da identidade do indivíduo, e de como esta se apropria de elementos identitários já presentes no espaço social para conformação de seu posicionamento. Dois aspectos são fundamentais para entender esse processo, a saber: a percepção da transformação do conceito de identidade e a construção do discurso do Brasil como o país do futebol através das análises dessas campanhas.
Palavras-chave: Futebol
Identidade
Projeto/manifestação da marca
Posicionamento discursivo
Publicidade
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30072
Data do documento: 17-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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