Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, Adriano-
dc.contributor.authorSousa, Marlon Ribeiro de-
dc.creatorSousa, Marlon Ribeiro de-
dc.date.accessioned2019-07-17T15:13:04Z-
dc.date.available2019-07-17T15:13:04Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30072-
dc.description.abstractO futebol é conhecido como a Paixão Nacional, um elemento constitutivo daquilo que se entende como Identidade Brasileira, desde que chegou aqui no começo do séc. XX. O futebol consegue adentrar em todas as camadas da sociedade, desde as elites até as classes menos abastadas, do branco ao negro. O presente trabalho tem o intuito de analisar a construção identitária da seleção brasileira nas campanhas publicitárias dos patrocinadores oficiais da Seleção Brasileira, a saber, Brahma e Guaraná Antarctica, na Copa do Mundo de 2010, a partir dos operadores metodológicos apresentados por SEMPRINI (2006). Desse modo, essas análises permitem perceber como a marca contribui para a configuração da identidade do indivíduo, e de como esta se apropria de elementos identitários já presentes no espaço social para conformação de seu posicionamento. Dois aspectos são fundamentais para entender esse processo, a saber: a percepção da transformação do conceito de identidade e a construção do discurso do Brasil como o país do futebol através das análises dessas campanhas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectProjeto/manifestação da marcapt_BR
dc.subjectPosicionamento discursivopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.titleA seleção de guerreiros análise das campanhas publicitárias de Brahma e Guaraná Antarctica na copa do mundo de 2010pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A-Seleção-de-Guerreiros.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.