Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPimentel, Adriana Miranda-
dc.contributor.authorNascimento, Edlene Araújo-
dc.creatorNascimento, Edlene Araújo-
dc.date.accessioned2019-07-16T15:15:17Z-
dc.date.available2020-07-16T03:00:20Z-
dc.date.issued2019-07-16-
dc.date.submitted2019-06-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30058-
dc.description.abstractEste estudo busca refletir sobre a formação dos professores na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular. Foi realizada uma revisão sistemática da produção cientifica nacional sobre a formação de professores na perspectiva da educação inclusiva. O marco temporal da pesquisa corresponde ao período de 2006 a 2016. A abordagem de análise e discussão encontra-se fundamentada no levantamento dos estudos na base nacional de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). O estudo possui uma abordagem qualitativa com base em 21 artigos que discutem a questão da formação de professores na perspectiva da educação inclusiva no Brasil. Os estudos apresentaram discussões sobre a formação de professores e as políticas de inclusão, destacando a necessidade de debater o contexto da formação do professor, bem como trataram da necessidade de mudanças nos modelos dos cursos de formação docente. Verificou-se que as políticas de inclusão, no Brasil, exigem uma nova perspectiva para a formação docente. Ficou evidente que as instituições de ensino superior estão proporcionando uma formação lacunar, por isso foram sinalizadas propostas para uma reforma urgente das licenciaturas, pois para desempenhar um papel inclusivo, o professor necessita de uma formação que o capacite.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento em Classe Comumpt_BR
dc.subjectProfessores - Necessidades especiaispt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titlePerspectivas da formação docente no contexto da inclusão de pessoas com deficiências no ensino regularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesUzeda, Sheila de Quadros-
dc.contributor.refereesBarbosa, Regiane da Silva-
dc.contributor.refereesVeras, Renata Meira-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEstudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO REGULAR.pdf578,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.