Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30051
Tipo: Dissertação
Título: JOGOS DE IMPROVISAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR
Autor(es): Silva, Rodrigo Tomaz da
Autor(es): Silva, Rodrigo Tomaz da
Abstract: Esta dissertação descreve como valores criativos e pedagógicos contribuem para a formação do artista-professor-pesquisador através de experiências com jogos de improvisação teatral em sala de ensaio. O processo de investigação foi desenvolvido através de coleta de dados, experimentação de jogos em oficina e análise da prática. Para tanto, a fundamentação teórica teve como principais embasamentos os estudos de Johan Huizinga e Roger Caillois, no que diz respeito aos conceitos de jogo em contextos sociais, e Jean-Pierre Ryngaert, Viola Spolin, Ingrid Koudela e Marina Elias, nas suas amplas contribuições para a área do ensino do teatro e criação de cena por meio de jogos de improvisação. Os resultados são apresentados através de avaliações qualitativas, concluindo que os jogos estudados se caracterizam pelos aspectos da criação artística, do caráter de ensino-aprendizagem sem fronteiras entre quem ensina e quem aprende e pela característica de produção de conhecimento fundamentada na articulação entre os pressupostos teóricos e a experimentação prática.
Palavras-chave: Jogo
Formação
Improvisação
Artista-professor-pesquisador
CNPq: Teatro
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30051
Data do documento: 16-Jul-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.