Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3004
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A contabilidade e o hipertexto: um estudo sobre o uso de websites como meio de disseminação científica contábil por instituições de ensino superior brasileiras
Otros títulos : Revista Contabilidade & Finanças
Autor : Oliveira, José Renato Sena
Martinez, Antonio Lopo
metadata.dc.creator: Oliveira, José Renato Sena
Martinez, Antonio Lopo
Resumen : Este estudo buscou investigar como as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras utilizam os Websites institucionais para disseminar a produção acadêmico-científica da área contábil. Foi realizado um estudo com IES que oferecem o curso de graduação em Ciências Contábeis e que se submeteram ao Exame Nacional de Cursos (ENC) 2003. O universo de pesquisa compreendeu 461 cursos que se submeteram ao ENC. A amostra foi composta pelos cursos que obtiveram conceitos A, B ou C (médios ou superiores à média) no referido exame, totalizando 303 cursos. A metodologia utilizada foi o estudo empírico-exploratório. Foram efetuados 5.711 registros referentes à produção científica. Concluiu-se que a maneira como as IES pesquisadas utilizam os Websites pode ser considerada tímida, uma vez que um elevado número de Instituições não utiliza os sites como meio de disseminação do conhecimento e as evidências apresentaram forte concentração sob os diversos parâmetros analisados: região geográfica, unidade federativa e conceito no ENC 2003.
Palabras clave : Contabilidade
Contabilidade – Pesquisa Científica
Contabilidade – Internet
Accounting
Accounting – Scientific research
Accounting – Internet
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3004
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Ciências Contábeis)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.