Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Quem mete dança é ela: protagonismo feminino no pagode baiano
Autor(es): Cerqueira, Maryrluce dos Santos
Autor(es): Cerqueira, Maryrluce dos Santos
Abstract: Este trabalho se propôs a dar visibilidade à atuação das dançarinas de pagode baiano, reconhecendo o papel de protagonista que as mulheres ocupam nessa indústria musical. O debate sobre o tema ocorre no vídeo-documentário Quem mete dança é ela: protagonismo feminino no pagode baiano, que conta com o depoimento de três dançarinas do ritmo e a participação de pesquisadores das áreas de dança, música (pagode baiano) e dos estudos de gênero. Os argumentos que justificam a pesquisa, elencados neste memorial descritivo, partem dos relatos históricos que evidenciam a importância da atuação das primeiras dançarinas de pagode baiano, inseridas no grupo É o Tchan, para o alcance e sucesso nacional do ritmo. No entanto, desde aquele período até os dias atuais, bailarinas são estigmatizadas por conta da atuação profissional e da sua condição de mulher. Nesta pesquisa, o conceito de poder é acionado e reforça a tese das dançarinas de pagode baiano enquanto protagonistas, inseridas em um processo diário de ocupação de espaços e reafirmação da autonomia. Neste material, ainda são abordadas questões sobre as heranças históricas, étnicas e sociais que reforçam o preconceito endereçado ao ritmo e que é refletido no julgamento feito às dançarinas. Além disso, são aqui descritas as etapas práticas do processo de construção do documentário.
Palavras-chave: Pagode baiano
Dançarinas
Protagonismo
Mulher
Poder
Visibilidade
CNPq: Comunicação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACOM/UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30001
Data do documento: 5-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quem mete dança é ela - protagonismo feminino no pagode baiano_Maryrluce dos Santos Cerqueira_Memorial.pdf727,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.