Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29974
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Características físico-químicas e sensoriais da carne de ovinos alimentados com silagem de milho grão reidratado
Autor(es): Lima, Cláudia Loaianny Souza
Autor(es): Lima, Cláudia Loaianny Souza
Abstract: A reidratação e ensilagem são formas de processamento do milho grão que pode aumentar a digestibilidade do amido no rúmen influenciando a disponibilidade de nutrientes, o desempenho animal e a qualidade da carne. Dessa forma, objetivou-se avaliar a utilização da silagem de milho grão reidratado (SMGR) em substituição ao milho moído na dieta de cordeiros confinados sobre as características físico-químicas e alterações sensoriais na carne. A pesquisa foi conduzida na Fazenda Experimental São Gonçalo dos Campos pertencente à Universidade Federal da Bahia localizada no distrito de Mercês – BA. Foram utilizados 40 cordeiros machos Santa Inês, não-castrados, com peso médio inicial de 21 ± 2,8 kg e idade inicial de 4 meses, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado (cinco tratamentos e oito repetições). Os tratamentos consistiram na substituição do milho moído em 0, 250, 500, 750 e 1000 g/kg de matéria seca na dieta total pela SMGR. O experimento durou 60 dias, precedidos de 10 dias de adaptação. Após o período de confinamento, os animais passaram por jejum de sólidos e foram abatidos, posteriormente realizou-se as análises físico-químicas e sensoriais da carne no músculo Longissimus lumborum. Os dados foram submetidos à análise estatística para decomposição da variação total e estudo de modelos de regressão. A substituição da SMGR não afetou (P>0,05) o pH, perdas por cocção, maciez, suculência, odor e aceitação global. Entretanto, aumentou linearmente a luminosidade, teor de vermelho, teor de amarelo, atributo de sabor, e reduziu de forma linear a força de cisalhamento (P<0,05). Dessa forma, a inclusão da SMGR proporciona uma carne com uma cor vermelho brilhante, mais macia e saborosa para os consumidores, podendo substituir em até 1000 g/kg o milho moído na dieta de cordeiros confinados.
Palavras-chave: Alto grão
Cordeiros - Alimentação e rações
Ruminantes
Qualidade de carne
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29974
Data do documento: 1-Jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Zootecnia (EMV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CLÁUDIA LOIANNY.pdf697,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.