Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29973
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Panorama de consumo da informação: da oralidade ao movimento de acesso aberto
Autor(es): Santos, Davilene Souza
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Autor(es): Santos, Davilene Souza
Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia
Abstract: O Movimento de Acesso Aberto, com a contribuição das Tecnologias de Informação e Comunicação, tem modificado consideravelmente as formas de consumo da informação. Este artigo tem por objetivo traçar um panorama dos modos como a informação vem sendo consumida, dos primórdios da civilização até Gutenberg, chegando aos dias atuais, em que a democratização tem sido possibilitada pela tecnologia, que influencia, diretamente, na adoção de modos de acesso à informação. Destacam-se as formas de transmissão do conhecimento, o conceito de informação e, posteriormente, adentra-se na invenção dos tipos móveis, realização de Gutenberg, e em sua importância para a propagação do conhecimento produzido, especialmente no trato da disseminação de estudos e pesquisas por meio de periódicos científicos. Evidencia-se o papel das editoras científicas nas motivações do Movimento de Acesso Aberto, propulsor de um novo paradigma no consumo da informação, mais acessível e democrático, tendo este sido propagado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e pelas iniciativas da Scientific Electronic Library Online - SciELO e do Portal de Periódicos da CAPES. Por fim, alerta-se para os cuidados que o consumidor da informação deve ter na era digital, na qual tudo se torna mais acessível e passível de ataques e inversões de valores.
Palavras-chave: Consumo da Informação
Movimento de Acesso Aberto
Periódicos Científicos
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação dos Servidores do Arquivo Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29973
Data do documento: Jun-2019
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Panorama de consumo da informação - da oralidade ao movimento de acesso aberto - Revista Acesso Livre.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.