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Tipo: Dissertação
Título: Vozes quilombolas: uma poética brasileira
Autor(es): Silva, Jônatas Conceição da
Autor(es): Silva, Jônatas Conceição da
Abstract: Minha dissertação tenta sistematizar uma longa trajetória de militância e estudos que começou em 1978. Foi graças à luta empreendida pelo movimento negro brasileiro contemporâneo que pude ter acesso às informações sobre a luta negra contra a escravidão, muito especialmente a luta de Palmares. A militância no campo político do movimento negro, em momento nenhum me afastou do interessse e do prazer de participar, pesquisar e produzir manifestações culturais negras, principalmente, aquelas ligadas ao carnaval. Foi muito devido a essa trajetória que, em 2002, quando resolvi voltar a fazer um curso de pós-graduação, elegi como objeto de pesquisa o fato histórico do quilombo. Esta dissertação quer destacar a produção literária de compositores negros que, fazendo músicas para o Bloco Afro Ilê Aiyê, sobre o Quilombo de Palmares, contribuem decisivamente para o conhecimento de um importante fato histórico que assinalou, em pleno século dezesseis, para um Brasil diferente: democrático, de respeito às diferenças e com alimento para todos. Além de analisar as letras das canções do bloco afro, trabalhei com o livro Poema sobre Palmares do escritor gaúcho Oliveira Silveira - exemplo maior da geração de escritores militantes negros que começaram a produzir na década de setenta do século vinte. Foi Oliveira Silveira, líder do Grupo Palmares, que tornou o 20 de Novembro uma data para celebração de liberdade da população negra brasileira. Para chegar à análise do corpus literário, demonstrei a repercussão histórica do quilombo na vida cultural do afro-brasileiro e narrei a trajetória do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, descrito pelo compositor Edson Carvalho como “o quilombo dos negros de luz”. As análises das letras das canções e do poema de Oliveira Silveira nos revelaram uma história que todos nós gostaríamos de contar: a de um Brasil que, sendo plural, nunca poderia ter se envergonhado da sua herança africana e nunca poderia ter ocultado histórias como a de Palmares, que engrandecem a qualquer povo como exemplo de determinação e coragem para lutar por liberdade e de construção de uma nação livre, soberana e democrática.
My dissertation is an attempt to systematize a long journey of militancy and study, which started in 1978. Thanks to my engagement in the struggles of the contemporary Brazilian black movement, I was able to access information concerning the fight of the black against slavery, mainly the case of Palmares. The fact the I am a political militant in the black movement has never kept me away from the interest in and the pleasure to participate in, research about and produce black cultural manifestations, especially those related to carnival. It was very much for this itinerary that, when I decided to go back to college for a post-graduate degree in 2002, I elected the historical landmark of the quilombo as research object. This study puts a premium on the literary production of black composers who, by writing lyrics about the Palmares Quilombo for the afro-Bloco Ilê Aiyê, have definitely contributed to the knowledge of an important historical fact which meant, in the XVIth century, the possibility of a different Brazil: democratic, respectful of differences and able to provide for everyone’s needs. Besides analyzing the lyrics of Ilê Aiyê, I worked with the book Poema sobre Palmares, by the gaucho writer Oliveira Silveira – the most significant representative of the generation of militant black writers who started to work in the seventies. It was Oliveira Santana, leader of the Palmares Group, who made the 20th of November a date to celebrate the freedom of the Brazilian black population. In order to enter the analysis of the literary corpus, I demonstrated the historical repercussion of the quilombo in the cultural life of the Afro-Brazilian, and I narrated the history of the first afro-bloco in Brazil – Ilê Aiyê – described by composer Edson Carvalho as “the quilombo of the black of light”. The analysis of the lyrics and of the poem by Oliveira Silveira reveals a story that we all wished to tell: a Brazil that, while being plural, could never have been ashamed of its African heritage, and that could never have silenced stories as the one about Palmares, which would exalt any people as an example of determination and courage to fight for freedom and for the construction of a democratic, free and sovereign nation.
Palavras-chave: Quilombos - Brasil
Brasil - História - Palmares, 1630 - 1695
Carnaval - Salvador (BA)
Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Ayê - Projeto de Extensão Pedagógica
Negros na literatura
Silveira, Oliveira - Crítica e interpretação
Poema sobre Palmares - Crítica e interpretação
Racismo
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29936
Data do documento: 25-Jun-2019
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