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dc.contributor.advisorSouza, Florentina da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Jônatas Conceição da-
dc.creatorSilva, Jônatas Conceição da-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:50:24Z-
dc.date.available2019-06-25T19:50:24Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.date.submitted2004-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29936-
dc.description.abstractMinha dissertação tenta sistematizar uma longa trajetória de militância e estudos que começou em 1978. Foi graças à luta empreendida pelo movimento negro brasileiro contemporâneo que pude ter acesso às informações sobre a luta negra contra a escravidão, muito especialmente a luta de Palmares. A militância no campo político do movimento negro, em momento nenhum me afastou do interessse e do prazer de participar, pesquisar e produzir manifestações culturais negras, principalmente, aquelas ligadas ao carnaval. Foi muito devido a essa trajetória que, em 2002, quando resolvi voltar a fazer um curso de pós-graduação, elegi como objeto de pesquisa o fato histórico do quilombo. Esta dissertação quer destacar a produção literária de compositores negros que, fazendo músicas para o Bloco Afro Ilê Aiyê, sobre o Quilombo de Palmares, contribuem decisivamente para o conhecimento de um importante fato histórico que assinalou, em pleno século dezesseis, para um Brasil diferente: democrático, de respeito às diferenças e com alimento para todos. Além de analisar as letras das canções do bloco afro, trabalhei com o livro Poema sobre Palmares do escritor gaúcho Oliveira Silveira - exemplo maior da geração de escritores militantes negros que começaram a produzir na década de setenta do século vinte. Foi Oliveira Silveira, líder do Grupo Palmares, que tornou o 20 de Novembro uma data para celebração de liberdade da população negra brasileira. Para chegar à análise do corpus literário, demonstrei a repercussão histórica do quilombo na vida cultural do afro-brasileiro e narrei a trajetória do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê, descrito pelo compositor Edson Carvalho como “o quilombo dos negros de luz”. As análises das letras das canções e do poema de Oliveira Silveira nos revelaram uma história que todos nós gostaríamos de contar: a de um Brasil que, sendo plural, nunca poderia ter se envergonhado da sua herança africana e nunca poderia ter ocultado histórias como a de Palmares, que engrandecem a qualquer povo como exemplo de determinação e coragem para lutar por liberdade e de construção de uma nação livre, soberana e democrática.pt_BR
dc.description.abstractMy dissertation is an attempt to systematize a long journey of militancy and study, which started in 1978. Thanks to my engagement in the struggles of the contemporary Brazilian black movement, I was able to access information concerning the fight of the black against slavery, mainly the case of Palmares. The fact the I am a political militant in the black movement has never kept me away from the interest in and the pleasure to participate in, research about and produce black cultural manifestations, especially those related to carnival. It was very much for this itinerary that, when I decided to go back to college for a post-graduate degree in 2002, I elected the historical landmark of the quilombo as research object. This study puts a premium on the literary production of black composers who, by writing lyrics about the Palmares Quilombo for the afro-Bloco Ilê Aiyê, have definitely contributed to the knowledge of an important historical fact which meant, in the XVIth century, the possibility of a different Brazil: democratic, respectful of differences and able to provide for everyone’s needs. Besides analyzing the lyrics of Ilê Aiyê, I worked with the book Poema sobre Palmares, by the gaucho writer Oliveira Silveira – the most significant representative of the generation of militant black writers who started to work in the seventies. It was Oliveira Santana, leader of the Palmares Group, who made the 20th of November a date to celebrate the freedom of the Brazilian black population. In order to enter the analysis of the literary corpus, I demonstrated the historical repercussion of the quilombo in the cultural life of the Afro-Brazilian, and I narrated the history of the first afro-bloco in Brazil – Ilê Aiyê – described by composer Edson Carvalho as “the quilombo of the black of light”. The analysis of the lyrics and of the poem by Oliveira Silveira reveals a story that we all wished to tell: a Brazil that, while being plural, could never have been ashamed of its African heritage, and that could never have silenced stories as the one about Palmares, which would exalt any people as an example of determination and courage to fight for freedom and for the construction of a democratic, free and sovereign nation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuilombos - Brasilpt_BR
dc.subjectBrasil - História - Palmares, 1630 - 1695pt_BR
dc.subjectCarnaval - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectAssociação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Ayê - Projeto de Extensão Pedagógicapt_BR
dc.subjectNegros na literaturapt_BR
dc.subjectSilveira, Oliveira - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectPoema sobre Palmares - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleVozes quilombolas: uma poética brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Lingüísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

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