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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Maurício Matos dos Santos | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Antonio Marcus Lima | - |
dc.creator | Figueiredo, Antonio Marcus Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T19:49:50Z | - |
dc.date.available | 2019-06-25T19:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29935 | - |
dc.description.abstract | A tese examina a construção de sentidos em torno das cenas de violência, em filmes históricos do diretor japonês Akira Kurosawa. Considerando a violência encenada como elemento fundamental nos processos de significação das obras, toma-se tais encenações como acontecimentos, frutos do encontro de estruturas próprias do cinema enquanto arte narrativa, com estruturas ancoradas na história e na cultura nipônica. Lançamos um olhar sobre a encenação da violência, buscando intercessões entre cultura e cinema, manifestadas tanto no conteúdo quanto na forma. Interessam-nos questões do estilo cinematográfico, da narrativa e da performance dos atores, na relação que estabelecem com a cultura representada, e como estas podem ser pensadas historicamente. Toma-se o bushido, o código de honra dos samurais, como baliza moral da violência levada às telas e fonte de inspiração para dramas com os quais Akira Kurosawa lançava um olhar crítico para o passado, ao mesmo tempo que respondia a demandas políticas, sociais e estéticas do seu tempo. A análise dos filmes toma como estratégia metodológica o ir e vir nos níveis de descrição (filme, sequência e plano) para examinar pontos de encontro entre a cultura e o cinema, buscando evidenciar o aspecto múltiplo que tais encenações adquirem: são imagens de atos violentos inseridos na narrativa, são construções imagéticas violentas em termos de estilo cinematográfico e são discursos que se inserem em cadeias discursivas ancoradas na história, ao tensionar a figura do samurai, importante símbolo da cultura nipônica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - Ilhéus - BA | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Chanbara | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de agressão | pt_BR |
dc.subject | Imagem-ação | pt_BR |
dc.subject | Violência no cinema | pt_BR |
dc.subject | Kurosawa, Akira, 1910-1998 | pt_BR |
dc.subject | Japão - Civilização | pt_BR |
dc.title | Lutas que contam histórias: Samurais, violência e o bushido em Akira Kurosawa | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Rodrigo Bomfim | - |
dc.contributor.referees | Severino, José Roberto | - |
dc.contributor.referees | Boccia, Leonardo Vicenzo | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSCULTURA) |
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