Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29842
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O bibliotecário do nordeste brasileiro: elucubrações do processo de aprendizagem e da competência em informação
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
Autor(es): Santos, Jaires Oliveira
Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa
Autor(es): Santos, Jaires Oliveira
Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa
Abstract: O profissional competente em informação percebe uma necessidade informacional, usa fontes confiáveis, analisa, compreende, usa efetivamente a informação, outrossim, produz, colabora e compartilha informações em ambientes participativos. Em razão dessa prerrogativa, o artigo busca analisar questões inerentes a competência em informação dos bibliotecários do nordeste do Brasil. Para isso, busca-se caracterizar os participantes, elucidar como determinam necessidades e buscam informação, demonstrar de que forma procedem a eleição informacional e a colaboração. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com método de levantamento (survey), combinando as abordagens quantitativas e qualitativas. O instrumento de coleta de dados foi o questionário Survey, elaborado inspirado nos preceitos sobre a temática da American Library Association (ALA). A população dessa pesquisa são os egressos de nove Instituições de Ensino Superior (IES) federais que abrigam o curso de Biblioteconomia, entretanto, a amostra constituiu-se de 237 participantes. Conclui-se, portanto, que de modo geral os egressos se preocupam com a educação continuada, que se mostra extremamente relevante para que desenvolvam e empreguem competências que estejam em consonância com as exigências do mercado de trabalho. Outrossim, embora demonstrem que buscam aplicar suas competências de maneira efetiva no cotidiano laboral, há uma certa inibição na exploração dos recursos das TIC, havendo, portanto, a necessidade de atentar a essa demanda dentro do contexto de aprendizagem dos profissionais.
Palavras-chave: Bibliotecários
Competência em Informação
Egressos de Biblioteconomia do Nordeste Brasileiro
Librarians
Information literacy
Egresses of Librarianship of the Brazilian Northeast
País: Brasil
Citação: SANTOS, Jaires Oliveira; BARREIRA, Maria Isabel de Jesus Sousa. O bibliotecário do Nordeste Brasileiro: elucubrações do processo de aprendizagem e da competência em informação. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, p. 237-250, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29842
Data do documento: Mai-2019
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rbbd publicado 2019.pdf647,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.