https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29809
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Ensino de inglês para fins específicos: considerações acerca do desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua inglesa em uma turma do curso de graduação em hotelaria e turismo de uma IES do município de Lauro de Freitas |
Authors: | Conceição, Edinara Rita Nascimento |
metadata.dc.creator: | Conceição, Edinara Rita Nascimento |
Abstract: | Inserida no âmbito da lingüística aplicada, esta pesquisa qualitativa de cunho
etnográfico possui um caráter descritivo-interpretativo e mostra minhas reflexões
acerca do ensino da língua inglesa no nível superior de ensino, tomando como ponto
de partida minhas experiências em sala de aula nos cursos de Turismo e Hotelaria.
Buscando responder aos questionamentos iniciais desta pesquisa, aqui resumidos
em: “Como se dá o desenvolvimento da competência comunicativa em língua
inglesa nos profissionais da hospitalidade através da abordagem de ensino
instrumental de línguas?”, uso os conceitos desenvolvidos por Canale e Swain
(1980) e Canale (1983), no que diz respeito à competência comunicativa, bem como
as considerações na área da abordagem de ensino instrumental de línguas
implementadas por Hutchinson e Waters (1987), por considerar as proposições que
apresentam referencial teórico mais adequado ao contexto desta pesquisa. As
considerações finais deste estudo apontam que a abordagem instrumental de ensino
de línguas não atende às necessidades do profissional da hospitalidade, dos cursos
analisados, no que diz respeito ao desenvolvimento da sua competência
comunicativa em função da inviabilidade das condições de trabalho apresentadas na
IES, bem como da parca atenção dada ao enfoque fonético-fonológico no tocante às
estruturas trabalhadas. This qualitative work draws on ethnographic methodology to study foreign language teaching, traditionally belonging to the field of Applied Linguistics. It provides a descriptive and interpretive account of the teaching of English at the university against the touchstone of my own experience and reflections on teaching English for Tourism and Hotel undergraduates. The main question addressed in this study is how tourism and hotel professionals develop their communicative competence in English when exposed to an ESP teaching approach. In order to answer such question, I draw on the concept of communicative competence as proposed by both Canale and Swain (1980) and Canale (1983), as well as on the discussion about teaching a foreign language for specific purposes provided by Hutchinson e Waters (1987), which came to be the theoretical literature that best suits the context of this research. The findings of the study point out to the fact that an ESP approach to the teaching of English for Tourism and Hotel undergraduates, in the courses under analysis, does not answer their needs to foster their communicative competence once the conditions offered by the establishment are not appropriated such as the focus given to the speaking skill is quite none. |
Keywords: | Língua inglesa - estudo e ensino Competência comunicativa Turismo Indústria hoteleira Inglês para fins específicos ESP Communicative competence Tourism and hotel staff |
metadata.dc.subject.cnpq: | Lingüística, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29809 |
Issue Date: | 7-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLL) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertaçao ednara rita.pdf | 5,04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.