Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29807
Tipo: Dissertação
Título: FAMÍLIA E IDENTIDADE RELIGIOSA: UMA ETNOFILMOGRAFIA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E RELIGIOSAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FAMÍLIA DE DONA CONCEIÇÃO
Autor(es): Braga, Malaika Kempf
Autor(es): Braga, Malaika Kempf
Abstract: Esta etnofilmografia é o resultado da pesquisa de campo, de cunho etnográfico e audiovisual, das manifestações culturais e religiosas ligadas à Mãe d'Água, ao Caruru de Cosme e Damião e ao catolicismo popular, praticadas por Dona Conceição e sua família na zona rural do município de Maragogipe, no distrito Guaí, na localidade de Iriquitiá, Recôncavo Baiano, há quase 70 anos. Pretende-se contribuir com os estudos sobre identidades a partir da observação da construção de uma identidade religiosa e a transmissão de repertórios culturais variados. Além do registro audiovisual destas manifestações, feitas em 2016 e 2017, foram recolhidos depoimentos de membros da família. Vários outros encontros com a família foram necessários a fim de aprofundar a pesquisa e verificar dados coletados. O objetivo foi de evidenciar como se constrói essa identidade religiosa e a maneira como ela contribui na construção da identidade cultural da família e da comunidade envolvida no ritual. O resultado desta pesquisa é uma etnofilmografia densa, na qual, destaca-se o papel da mulher na construção e transmissão da tradição. Como aporte teórico desta pesquisa, foram utilizados, entre outros, estudos referentes à Cultura e Identidade, à cultura afro-brasileira e ao catolicismo popular, assim como, à etnografia escrita e audiovisual.
Palavras-chave: Identidade religiosa
Transmissão da cultura
Tradição
Caruru de Cosme e Damião.
Religião e cultura
Cultura afro-brasileira
CNPq: MULTIDISCIPLINAR
País: brasil
Sigla da Instituição: IHAC
metadata.dc.publisher.program: PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://youtu.be/QN3DreGoLlE
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29807
Data do documento: 6-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação mestrado Malaika Braga.pdfdissertação de mestrado21,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.