https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29659
Tipo: | Dissertação |
Título: | DANÇA E REABILITAÇÃO NEUROLÓGICA INFANTIL: ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO EM UMA PROPOSTA ARTÍSTICO-EDUCATIVA |
Autor(es): | Azevedo, Maria Fernanda Silva |
Autor(es): | Azevedo, Maria Fernanda Silva |
Abstract: | A pesquisa trata de um estudo de caso exploratório, em uma abordagem com dança para crianças com paralisia cerebral, integrantes de um programa de reabilitação. Neste contexto, amplia-se a noção de arte exclusivamente terapêutica, trazendo a discussão para o entendimento de dança enquanto ação cognitiva do corpo. Para isso, são articulados os conceitos de embodiment (LAKOFF & JOHNSON, 1999), neuroplasticidade (LENT, 2001; KOLB & GIBB 2011, RAMACHANDRAN,2014; BERTHOZ, 2017), aprendizagem (MATURANA e VARELA, 1995), afetividade (DAMÁSIO, 2004; SILVA, 2015) e a cognição associada à Dança (KATZ, 2005; CALVO-MERINO 2004, 2006; WACHOWICZ, 2009; CROSS, 2012; HAGENDOORN, 2012). A pesquisa de campo envolve o trabalho com crianças com paralisia cerebral, realizado em uma instituição de reabilitação infantil. São discutidos os eixos de trabalho, as contribuições da intervenção para a autopercepção corporal destes pacientes e o entendimento da equipe sobre o assunto. Pretende-se, assim, contribuir para a disseminação do entendimento de Dança enquanto campo de conhecimento específico, em áreas diversas às das Artes, como a Saúde. |
Palavras-chave: | Dança Reabilitação Infantil Paralisia Cerebral Embodiment |
CNPq: | DANÇA |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | PPGDANÇA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós - Graduação em Dança |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29659 |
Data do documento: | 24-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFSA - Dissertação Versão Final - 7abr19.pdf | 32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.