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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29355
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSuarez, Marcus Alban-
dc.contributor.authorBertini, Elizabeth Alicia-
dc.creatorBertini, Elizabeth Alicia-
dc.date.accessioned2019-04-24T18:04:53Z-
dc.date.available2019-04-24T18:04:53Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.date.submitted2018-05-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29355-
dc.description.abstractNesta pesquisa, baseamo-nos no progresso local a partir do planejamento do desenvolvimento turístico, premissa difundida amplamente nas últimas décadas e retomada neste trabalho para o estudo de caso comparativo entre os destinos de Salta e Jujuy, noroeste Argentino. Observou-se que muitos antecedentes contemplam o desenvolvimento turístico como resultado dos atrativos turísticos próprios de cada destino, os quais provocam a motivação de deslocamento da demanda e, por conseguinte, originam a economia turística. Todavia, isto não acontece em todos os casos. Províncias como Salta e Jujuy, ambas no mesmo eixo turístico, diferem em seu desenvolvimento, estratégias, planejamento e governança. Diante deste quadro e posterior análise dos destinos, procura-se explicar o porquê desse acontecimento. Por que bons atrativos turísticos nem sempre implicam um efetivo desenvolvimento turístico? Para compreender e explicar resultados tão dispares em torno ao desenvolvimento turístico, foram analisados diversos componentes: a economia turística, o social, os atrativos autóctones e planificados e aspectos político-institucionais incluindo a historicidade dos destinos, os arranjos institucionais, assim como os projetos que favorecem o turismo e a participação associativa da comunidade na tomada de decisões. A teoria da Nova Economia Institucional e os custos de transações, junto com a geografia humanísticas e os aportes de Robinson e Acemoglu, auxiliaram a evidenciar as disparidades entre os destinos estudados. O trabalho permitiu concluir que uma boa estrutura de governança com conhecimento dos custos, aliada com uma correta administração das relações institucionais é essencial para alcançar um desenvolvimento turístico. Além, fornece uma nova perspectiva sobre os atrativos turísticos no desenvolvimento turístico e, sobre a importância da conectividade em rede das instituições.pt_BR
dc.description.abstractThis research is based on local progress on tourism development planning, a premise broadly disseminated in recent decades and applied to the comparative case study research between the destinations of Salta and San Salvador de Jujuy, argentine northwestern. There are several antecedents that contemplate the tourism development as a result of the tourist attractions of each destination, which provoke the motivation of displacement of the demand and consequently, originate the tourist economy. However, this does not apply in all cases. Provinces such as Salta and Jujuy, both on the same tourism axis, differ in their development, strategies, planning and governance. Facing this situation, and subsequent analysis of the destinations, this research seeks to explain the reason for this disparity. Why do good tourist attractions not always imply an effective tourism development? To understand and explain this results about the developments differences, several components were analyzed: the tourist economic, the society, the autochthonous attractions and planned attractions, the political-institutional including the history of the place, the institutional agreements, as well as projects that encouraged the tourist activity and the associative participation of the community in decision making. The theory of the New Institutional Economy and transaction costs, together with the Humanistic Geography and Robinson and Acemoglu contributions, helped to show the disparities between the destinations studied. This study concluding that a good governance structure, with knowledge of costs and proper management of an institutional relationship, is essential to achieving tourism development. In addition, contribute to give a new perspective about tourist attractions in tourism development and the importance of a virtuous institution`s network.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento turístico localpt_BR
dc.subjectAtrativos turísticospt_BR
dc.subjectBoas estruturas de governançapt_BR
dc.subjectRelaçõespt_BR
dc.subjectDestinos de Salta e San Salvador de Jujuypt_BR
dc.title?Atractivos turísticos como “panacea” para el desarrollo turístico? um estudo de caso comparativo entre los destinos de San Salvador de Jujuy y Salta- municipios del noroeste argentinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.contributor.refereesDechandt, Siegrid Guillaumon-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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