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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29160
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Simone Bueno Borges da-
dc.contributor.authorLeite, Marília Roberta da Silva-
dc.creatorLeite, Marília Roberta da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-04T11:07:14Z-
dc.date.available2019-04-04T11:07:14Z-
dc.date.issued2019-04-04-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29160-
dc.description.abstractA presente dissertação é o resultado de uma pesquisa que estudou os gêneros comunicativos na escola, considerando uma noção de língua que enquanto processo comunicativo envolve sujeitos situados historicamente, nesse caso alunos, pais e professores, direção e funcionários. Dessa forma, a pesquisa se insere na esfera de discussões acerca dos gêneros discursivos como processo da comunicação e como recurso para o ensino da língua. Inclui-se também no campo de estudo que entende que o gênero pertence a um contexto social e cultural. Nesta perspectiva, a escola foi observada como espaço de interação, onde os gêneros eram constituídos para atender aos objetivos comunicativos do sistema escolar e de seus participantes. Objetivamos, com a pesquisa, verificar quais os gêneros discursivos (orais, escritos ou virtuais) são produzidos na escola pública e na privada, para atender às demandas comunicativas entre direção/coordenação, professores, funcionários, pais e alunos do ensino médio. Como parte dos pressupostos teóricos, escolheu-se entender a língua a partir da perspectiva interacionista, pois estudar os gêneros, em grande medida, equivale a estudar a língua de um determinado grupo social. Com o desenvolvimento deste estudo, pretendeu-se responder as seguintes perguntas: 1. Quais gêneros comunicativos são utilizados nas relações sociais estabelecidas entre alunos, professores, direção, funcionários, pais e comunidade de uma escola pública e outra privada de uma cidade do interior da Bahia? 2. Quais desses gêneros são contemplados nas aulas de Língua Portuguesa das escolas, como instrumento de ensino? Para desenvolver o estudo partimos da compreensão de que a escola é um espaço de interação e, dessa forma, os gêneros estariam mediando as relações entre seus sujeitos através dos comunicados, ofícios, e-mail, rede social entre outros gêneros. Realizamos uma pesquisa qualitativa, interpretativista, de cunho etnográfico em duas escolas, quais sejam: Colégio Estadual Professor Edgard Santos (C1) e Colégio Viana (C2). O conjunto de dados foi composto por visitas de campo, aplicação de questionários, acompanhamento de redes sociais entrevistas e um conjunto de documentos composto por comunicados enviados pela escola, ofícios, contratos, carta de matrícula e e-mails. No intuito de discutir sobre os gêneros como mediadores da comunicação e a utilização dos gêneros no ensino de Língua, a pesquisa fundamentou-se nas reflexões de Bakhtin (2003[1951-1953]), Brait (2005, 2012, 2013), Rojo (2009 e 2014), Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2004 e 2008), Orientações Curriculares Nacionais (2006), Rodrigues (2005). Com os resultados, foi possível observar os modos particulares de comunicação nas duas escolas, uma pública e outra privada, em suas relações com os funcionários, pais, alunos e comunidade em geral. Observou-se, também, que os gêneros comunicativos que circulam na escola pouco são utilizados como instrumento de aprendizagem da língua.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis is a result of a research in which the communicative genres in the school wre studied, considering a notion of language that, as a communicative process, involve subjects historically situated. In this case, parents, teachers, administration and staff. Thereby, this research is included in the sphere of discussions on discoursive genres as a process of communication and as a resource to language teaching. It is also included in the field of study that understands the genre as belonging to a social and cultural context. In this perspective, the school was observed as a place of interaction, where the genres were constituted to meet communicative goals of the school system and its participants. As a part of theoretical assumptions, the sociointeractionist perspective was chosen to understand the language, for studying the genres, largely, is equivalent to studying the language of a determined social group. For the development of this study, we aimed at answering the following questions: What communicative genres are used in the social relations stablished among students, teachers, direction, staff, parents and community of a public school, as a teaching instrument? To develop this study, we started from the comprehension that the school is a place of interaction and, as such, the genres would be mediating the relations among the subjects through communications, official letters, e-mails, social network, among others. We conducted a qualitative and interpretative research, of ethnographic nature, in two schools, namely: the state school Professor Edgard Santos (S1) and Viana High School (S2). The set of data was composed by field visits, questionnaire applications, social networks monitoring, interviews and a set of documents composed by communications sent by the school, official letters, contracts, registration letter and e-mails. In the attempt of discussing the genres as mediators of communication and the using of genres in language teaching, this research was based on the reflections of Bakhtin (2003[1951-1953]), Brait (2005, 2012, 2013); Schneuwly & Dolz (2004), Rojo (2009 and 2014); Marcuschi (2004 and 2008), National Curriculum Guidelines (2000), Rodrigues (2005). From the results, it was possible to observe the particular ways of communication in two schools, one of them public and the other private, in their relations with the staff, parents, students and community in general. It was observed, as well, that the communicative genres that circulate on school are little used as a tool for language learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleOS GÊNEROS COMUNICATIVOS NA ESCOLApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPereira, Júlio Neves-
dc.contributor.refereesSilveira, Karine Araujo-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
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