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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de patrocínio cultural uma análise sobre praticas brasileiras
Autor(es): Nogueira, Jonas Santos
Autor(es): Nogueira, Jonas Santos
Abstract: O patrocínio cultural é uma fonte de financiamento à cultura e uma estratégia de comunicação, que ascendeu vertiginosamente nos anos oitenta e permanece até hoje dentro do mix de comunicação organizacional. O presente estudo propõe, através da metodologia de entrevista em profundidade, analisar as práticas de patrocínio cultural desenvolvidas pelas principais empresas patrocinadoras no Brasil. Partindo do questionamento: Como as empresas no Brasil entendem e gerenciam suas estratégias de patrocínio cultural?, foram analisadas entrevistas em profundidade com oito grandes empresas de diferentes atuações em patrocínio cultural no país (BNDES, Banco do Brasil – Centro Cultural Banco do Brasil SP, Itaú – Instituto Itaú Cultural, Petrobrás, BNB, Santander, Companhia de Gás da Bahia – BAHIAGÁS, Copel Geração e Transmissão). Através dos pressupostos que orientaram a pesquisa, foi possível chegar a um panorama de práticas de gestão de estratégias de patrocínio no Brasil e ao entendimento do patrocínio cultural enquanto espaço de interação e engajamento entre públicos e marcas.
Palavras-chave: Patrocinio cultural - Brasil
Comunicação organizacional
Financiamento cultural
CNPq: Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29040
Data do documento: 27-Mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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