Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28989
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Anastácio, Silvia Maria Guerra | - |
dc.contributor.author | Calado, Claudia Regina Rodrigues | - |
dc.creator | Calado, Claudia Regina Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-25T20:25:19Z | - |
dc.date.available | 2019-03-25T20:25:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2012-04-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989 | - |
dc.description.abstract | William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação. | pt_BR |
dc.description.abstract | William Blake was a case of dopplebegabung, in other words, he was a multi-talented artist: engraver, painter, designer and poet. He demonstrated aptitude for both imagistic and verbal arts and had the intention to join them, in an inextricable way, in his work Songs of Innocence and of Experience, which we call verbal-pictorial given the way it was constructed. The present study aims at the investigation of how such a work was created, with its verbal and pictorial texts put in a mutual complementary position, one amplifying the interpretation of the other. We tried to observe, through the study of manuscripts related to the referred work, if the man of images was predominant over the man of words, if it was the other way around, or still, if both artistic abilities were developed simultaneously. For so, we resorted to a field of knowledge called Genetic Criticism, which is dedicated to the study of processes of creation in general. It gave us tools so we could penetrate the universe of documents of process, which we had access to, and so, we were able to find some main axes of Blake’s process of creation, which helped us have an understanding, at least partial, of how his creator’s mind worked. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | William Blake | pt_BR |
dc.subject | Songs of Innocence and of Experience | pt_BR |
dc.subject | Crítica genética | pt_BR |
dc.subject | Imagens e ilustrações | pt_BR |
dc.subject | Palavras e expressões | pt_BR |
dc.subject | Arte e literatura | pt_BR |
dc.subject | Genetic Criticism | pt_BR |
dc.subject | Images and illustrations | pt_BR |
dc.subject | Words and expressions | pt_BR |
dc.subject | Art and literature | pt_BR |
dc.subject | Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience | pt_BR |
dc.title | Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Anastácio, Silvia Maria Guerra | - |
dc.contributor.referees | Teixeira, Maria da Conceição Reis | - |
dc.contributor.referees | Martins, Maria Virgínia Gordilho | - |
dc.contributor.referees | Santos, Rosa Borges dos | - |
dc.contributor.referees | Cruz, Décio Torres | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLL) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese completa- Claudia Calado.pdf | 19,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.