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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28989
metadata.dc.type: Tese
Título : Um estudo do processo de criação da obra verbo-pictórica songs of innocence and of experience, de William Blake
Autor : Calado, Claudia Regina Rodrigues
metadata.dc.creator: Calado, Claudia Regina Rodrigues
Resumen : William Blake era um caso de dopplebegabung, ou seja, era um artista de talentos múltiplos, no caso, era gravador, pintor desenhista e poeta. Demonstrava aptidão para as artes imagéticas e verbais e intenciou juntar ambas, de maneira inextricável, em sua obra Songs of Innocence and of Experience, a qual chamamos de verbo-pictórica dada a maneira como foi construída. O presente trabalho tem como objetivo a investigação de como se deu a feitura de uma obra em que textos verbais e pictóricos apresentam-se colocados em uma posição de complementaridade mútua, um ampliando a interpretação do outro. Buscamos observar, através do estudo de manuscritos referentes à obra em questão, se o homem das imagens predominava sobre o homem das letras, se ocorria o inverso, ou ainda, se ambas as habilidades artísticas eram desenvolvidas simultaneamente. Para isso, recorremos à Crítica Genética, campo do conhecimento dedicado ao estudo de processos de criação em geral. Seguindo as diretrizes propostas por tal área do saber, pudemos adentrar no universo dos documentos de processo aos quais tivemos acesso e, assim, fomos capazes de encontrar eixos do processo de criação de Blake, que nos ajudaram a ter uma compreensão, pelo menos parcial, de como funcionava sua mente criadora em ação.
William Blake was a case of dopplebegabung, in other words, he was a multi-talented artist: engraver, painter, designer and poet. He demonstrated aptitude for both imagistic and verbal arts and had the intention to join them, in an inextricable way, in his work Songs of Innocence and of Experience, which we call verbal-pictorial given the way it was constructed. The present study aims at the investigation of how such a work was created, with its verbal and pictorial texts put in a mutual complementary position, one amplifying the interpretation of the other. We tried to observe, through the study of manuscripts related to the referred work, if the man of images was predominant over the man of words, if it was the other way around, or still, if both artistic abilities were developed simultaneously. For so, we resorted to a field of knowledge called Genetic Criticism, which is dedicated to the study of processes of creation in general. It gave us tools so we could penetrate the universe of documents of process, which we had access to, and so, we were able to find some main axes of Blake’s process of creation, which helped us have an understanding, at least partial, of how his creator’s mind worked.
Palabras clave : William Blake
Songs of Innocence and of Experience
Crítica genética
Imagens e ilustrações
Palavras e expressões
Arte e literatura
Genetic Criticism
Images and illustrations
Words and expressions
Art and literature
Blake, William, 1757-1827. Songs of innocence and of experience
metadata.dc.subject.cnpq: Lingüística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28989
Fecha de publicación : 25-mar-2019
Aparece en las colecciones: Tese (PPGLL)

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