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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Coutinho, Denise Maria Barreto | - |
dc.contributor.author | Assis, Thiago Santos de | - |
dc.creator | Assis, Thiago Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-19T12:21:34Z | - |
dc.date.available | 2019-03-19T12:21:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28903 | - |
dc.description.abstract | A formação de professores universitários em Dança no Brasil constitui um objeto de pesquisa ainda pouco explorado, sobretudo quando se contrasta com o numeroso volume de publicações que discutem a presença desse campo artístico na Educação Básica. A tese investe na amplificação da noção de professoralidade, tomando como contexto o ambiente profissional do autor, o Ensino Superior em Dança. Cada professor/professora forma-se na produção da diferença de si. Nestes termos, esquadrinha-se o objeto da pesquisa por meio de três ensaios que, embora mantenham independência no modo como abordam o objeto, intersecionam-se pelo objetivo de (auto)investigar o movimento de professoralização, aqui entendido como professoralidade, propiciando a constituição de uma rede de experiências docentes. A hipótese da tese reside na ideia de que a docência universitária em Dança se dá no emaranhado de experiências, por meio de marcas de subjetivações, sempre incorporadas, que vão constituindo um devir professor, e que precedem à imersão no espaço acadêmico. O encontro com a alteridade, aquilo que aqui será tratado como solidariedade cognitiva, é potência viva na configuração transitória da paisagem de si. Os ensaios estão transpassados pela abordagem fenomenológica, a hermenêutica gadameriana. O primeiro deles tece considerações acerca do modo como venho compreendendo a formação de professores e, para tal, tomo como ponto de ignição o contexto de minha atuação docente, na relação histórica entre Dança e Universidade. No segundo ensaio, o objetivo é analisar meus movimentos de professoralização, a construção de minha professoralidade, esse ato de formação encarnado que se dá em primeira pessoa, a partir do que se convencionou chamar, no método (auto)biográfico, narrativa de si. O último ensaio aponta a solidariedade cognitiva como via da professoralidade, atitude formacional que visa inaugurar uma rede de experiências compartilháveis. Recorre-se à escrita de si, em formato de cartas. Trata-se de um ensaio em coautoria. A tese (in)conclui que a professoralidade em Dança no Ensino Superior é marcada e alimentada por experiências corporificadas, pois o corpo, em sua integralidade, é acionado na ação cognitiva de ensinar-aprender. Tais experiências estão envoltas pelo amplo campo existencial, dando relevo às marcas subjetivas produzidas na história de vida do professor/professora e fazendo da docência universitária um projeto inatual e inconcluso de si. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professoralidade em Dança | pt_BR |
dc.subject | Docência Universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores em Dança | pt_BR |
dc.subject | Estudos sobre a Universidade. | pt_BR |
dc.title | PROFESSORALIDADE EM DANÇA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: TESSITURA DE UMA REDE DE EXPERIÊNCIAS | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Sanches Neto, Antrifo Ribeiro | - |
dc.contributor.referees | Silva, Jussara Almeida Midlej | - |
dc.contributor.referees | Domenici, Eloisa Leite | - |
dc.contributor.referees | Lima, José Antônio de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC) |
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